Internacional Titulo
Confira cronologia do caso Clinton
Do Diário do Grande ABC
07/01/1999 | 15:36
Compartilhar notícia


O depoimento de Clinton no processo movido pela ex-funcionária pública Paula Jones conduziu ao debate sobre o impeachment. A seguir, os principais fatos do escândalo.

* 7 de Janeiro de 1998 - Convocada para depor no processo de assédio sexual movido por Paula Jones contra Clinton, a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky nega que tenha tido um relacionamento sexual com ele.

* 12 de janeiro - A funcionária do Pentágono Linda Tripp entrega ao promotor Kenneth Starr fitas com 20 horas de gravaçoes de suas conversas com sua amiga Monica, em que a ex-estagiária faz comentários sobre seu caso com Clinton.

* 16 de janeiro - A Secretária de Justiça Janet Reno concede a Starr autorizaçao para investigar o caso Monica.

* 17 de janeiro - Em depoimento no processo Paula Jones, Clinton nega que tenha tido relaçoes sexuais com Monica.

* 21 de janeiro - A imprensa publica trechos das fitas em que Monica fala da relaçao com clinton.

* 26 de janeiro - Clinton nega em entrevista que tenha tido relaçoes com ``aquela mulher'.

* 15 de março - A ex-voluntária da Casa Branca Kathleen Willey dá entrevista dizendo que clinton apalpou-a durante um encontro na Casa Branca, em 1993.

* 1 de Abril - A Justiça arquiva por falta de mérito o processo de Paula Jones.

* 17 de julho - Clinton é convocado por Starr para depor. - 17 de julho - Três agentes secretos sao chamados para testemunhar perante o Grande Júri sobre suas observaçoes das atividades de Clinton; é a primeira vez na história dos EUA que assessores desse nível sao forçados a depor.

* 28 de julho - Monica consegue imunidade irrestrita da promotoria em troca de seu testemunho completo.

* 29 de julho - Clinton concorda em testemunhar voluntariamente no dia 17 de agosto.

* 31 de julho - Paula Jones entra com recurso na Justiça para reiniciar o processo de assédio contra Clinton.

* 3 de agosto - Uma amostra de sangue é tirada de Clinton na Casa Branca para verificar se uma mancha num vestido de Monica - que ela diz ter usado num encontro com Clinton - é de material genético dele.

* 6 de agosto - Monica depoe no Grande Júri. Ela diz que fez sexo com Clinton e eles combinaram manter o caso secreto, mas ele nunca lhe pediu explicitamente para mentir sobre o caso. - 17 de agosto - Clinton admite ao Grande júri ter tido um caso impróprio com Mônica. A noite, em discurso televisionado para todo o país, admite que o caso foi "errado".

* 3 de setembro - O Senador democrata Joseph Lieberman, aliado chave de Clinton, diz num discurso que o comportamento de Clinton foi imoral, mas nao defende a renúncia dele.

* 4 de setembro - Em visita à Irlanda, Clinton pela primeira vez desculpa-se pelo episódio Mônica.

* 9 de setembro - Starr envia o relatório sobre o caso para o Congresso; seu porta-voz diz que o material contêm evidências substanciais e críveis que poderiam subsidiar um processo de impeachment.

* 10 de setembro - Clinton pede desculpas aos senadores democratas e ao membros do governo pelo caso Monica.

* 11 de setembro - O relatório de Starr é divulgado na Internet. - 21 de setembro - A Câmara libera para a TV o videoteipe com o depoimento de Clinton ao Grande Júri, em agosto.

* 5 de outubro - A Comissao de Justiça da Câmara aprova a abertura de investigaçao contra Clinton.

* 8 de outubro - A Câmara autoriza a abertura do processo de impeachment, o terceiro na história dos EUA.

* 3 de novembro - Eleiçoes parlamentares fortalecem a posiçao democrata no Congresso, mas os republicanos conseguem manter sua maioria na casa e aumentam sua participaçao no Senado.

* 19 de novembro - A Comisao de Justiça da Câmara abre as audiências do impeachment e chama Keneth Starr como primeira testemunha.

* 30 de novembro - Clinton responde a 81 perguntas elaboradas pela Comissao sobre seu relacionamento com Lewinsky.

* 11 de dezembro - A Comissao vota pelo envio ao plenário do Congresso de três artigos de impeachment tratando de perjúrio e obstruçao de justiça.

* 12 de dezembro - A Comissao vota o quarto e último artigo de impeachment, desta vez alegando abuso de poder.

* 19 de dezembro - Sao iniciados os debates sobre o impeachment no Senado, refletindo uma forte divisao sobre qual a melhor puniçao contra Clinton.

* 7 de janeiro de 1999 - É iniciado oficialmente o julgamento político do presidente Clinton no Senado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;