Internacional Titulo
Bloomberg deixa republicanos e pode disputar Casa Branca
Da AFP
19/06/2007 | 21:59
Compartilhar notícia


O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou nesta terça-feira que abandonará o Partido Republicano, abrindo caminho para uma eventual candidatura independente à Casa Branca em 2008.

“Realizei os trâmites junto ao bureau eleitoral da cidade de Nova York para mudar meu status como eleitor e não estar filiado a qualquer partido político”, disse Bloomberg em um comunicado. O prefeito não anunciou sua candidatura à presidência como independente, mas esclareceu que seus “planos para o futuro não mudaram”.

Bloomberg, que tem uma fortuna pessoal de US$ 5,5 bilhões, foi eleito prefeito de Nova York em 2001, logo após os atentados do 11 de Setembro, e conseguiu a reeleição em 2005. “Como político independente, seguirei trabalhando com todos os partidos para encontrar um terreno comum, deixar de lado o partidarismo e obter soluções reais para os desafios que enfrentamos”, afirmou.

Há vários meses circulam rumores em Nova York sobre uma possível candidatura de Bloomberg à presidência e muitos apostavam no desligamento do prefeito do Partido Republicano, diante de suas críticas ao impopular governo do presidente George W. Bush. Segundo algumas fontes, Bloomberg estaria disposto a colocar US$ 1 bilhão de sua fortuna para chegar à Casa Branca.

Apesar de ser eleito como republicano, o prefeito de Nova York jamais escondeu sua posição liberal em questões como aborto, controle de armas e casamento entre homossexuais. “Qualquer executivo sabe que os resultados reais são mais importantes que as batalhas partidárias e que as boas idéias devem estar acima da ideologia política”, afirmou.

Como candidato independente, Bloomberg poderá enfrentar outros dois políticos de Nova York, a senadora democrata Hillary Clinton e o ex-prefeito republicano Rudolf Giuliani.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;