Nacional Titulo
Campos do Jordao tem frio recorde
Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 17:05
Compartilhar notícia


Uma grossa geada cobriu boa parte da Serra da Mantiqueira na madrugada desta segunda-feira, confirmando o prognóstico meteorológico de um período de frio intenso e seco para a regiao. As temperaturas negativas foram registradas praticamente em toda extensao do maciço. Em Campos do Jordao, a principal estância de inverno de Sao Paulo, os termômetros do Parque Estadual marcaram 4,5 graus negativos na área da estaçao climatológica, situada na colônia dos funcionários da reserva. Na cidade, a temperatura atingiu menos 3,1 graus. Essa marca é considerada um recorde para o mês de maio nos últimos 10 anos.

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, embora o frio já tenha surgido com vigor na Mantiqueira. A formaçao de cristais de gelo, fenômeno conhecido popularmente como geada, ocorreu durante a madrugada quando a temperatura despencou e congelou o orvalho depositado sobre galhos, telhados, jardins e campos. O céu permaneceu claro, sem presença de nuvens, o que possibilitou a presença da geada. A área urbana de Campos do Jordao, até por volta das 8 horas, ainda era possível ver pontos cobertos pela fina camada de gelo.

Os galhos das árvores ficaram com uma cobertura gelada até às 9 horas, na regiao do horto florestal, conferindo uma paisagem pouco comum neste período do ano. Na estância climática, as primeiras geadas deste ano ocorreram já no começo de abril. O cenário urbano dos últimos dias - típico do outono - foi alterado. Quase tudo esteve recoberto pela película esbranquiçada. O principal efeito deste fenômeno é o ressecamento intenso da flora, facilitando a propagaçao de incêndios. Este ano, essa possibilidade ficou acentuada com a longa estiagem, que durará também todo período de inverno.

Segundo o Centro de Previsao do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a menor temperatura registrada em Campos do Jordao foi de 7,6 graus negativos, ocorrido em 01 de junho de 1979. A expectativa da prefeitura local é que os meses de junho e julho deste ano tenham mais de 1,5 milhao de visitantes. A procura por hotéis para a temporada de inverno é grande e tem animado o comércio da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;