Internacional Titulo
Fim da colonizaçao israelense é condiçao para paz
Das Agências
04/12/2000 | 13:47
Compartilhar notícia


O ex-presidente americano Jimmy Carter afirmou que o fim da colonizaçao israelense é a verdadeira condiçao para que haja paz entre israelenses e palestinos, em um artigo que será publicado pelo jornal francês Le Monde em sua ediçao desta terça-feira.

``É improvável que se alcance um verdadeiro processo (...) enquanto Israel persistir sem sua política de assentamentos, ilegais segundo as leis internacionais que apóiam os Estados Unidos e as demais naçoes', assegurou Carter.

``A política de fatos consumados que continuam aplicando alguns dirigentes israelenses, através da implantaçao de colônias em território ocupado, é uma das principais razoes do fracasso há anos da diplomacia americana e da perpetuaçao da violência no Oriente Médio', acrescentou.

``O caráter deliberado das ilhas ou fortalezas nos territórios palestinos converte os colonos em vulneráveis aos ataques, à falta de proteçao militar maciça, e faz fracassar os israelenses que buscam a paz, ao mesmo tempo que priva o Governo palestino de uma integridade territorial efetiva', estima.

Carter, artífice do acordo de paz de Camp David (perto de Washington) entre Egito e Israel, em 1978, recorda que o tratado entre estes dois países foi possível apenas pela ``aceitaçao israelense de evacuar seus colonos do Sinai'.

``Em compensaçao, a violaçao de compromissos similares em relaçao ao estatuto de Gaza e Cisjordânia levou ao enfrentamento e violência constantes', enfatizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;