Economia Titulo
Greve dos Correios vai continuar
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
21/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


No sexto dia de greve de trabalhadores dos Correios no País, o número de objetos presos nos 17 centros de distribuição do Grande ABC saltou para 3,150 milhões. Isso porque, na avaliação do diretor de formação do Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos da Grande São Paulo, Anderson Lima de Moraes, dos 750 mil objetos entregues por dia, apenas 100 mil deles chegam aos seus destinos desde o início das paralisações.

Acumulo deve crescer nos próximos dias, já que sindicalistas frisam que o movimento grevista continua forte, com cerca de 80% a 90% do efetivo de 1.500 funcionários da região sem trabalhar. E também porque, mesmo com assembleias em dois dias - ontem e hoje - o secretário-geral do sindicato, Ricardo Adriani, disse não ter havido contraproposta da companhia, como esperava que ocorresse no desenrolar da greve.

"A empresa está irredutível, fechou a porta de negociações e não nos procuraram mais", reclama. "Não podemos sair com proposta diferente dos demais sindicatos, por isso não podemos falar em reduzir R$ 400 de aumento linear sem consenso do conselho da federação", completa Adriani.

PASSEATA - O sindicato convocou ontem os trabalhadores a fazerem passeata, no Vale do Anhangabaú, na Capital, a fim de manter a categoria mobilizada. O ato está previsto para começar às 15h. Para não esfriar o movimento, sindicalistas dos Correios pretendem deflagrar passeatas simultâneas nos 34 sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Similares no País na data.

DIVERGÊNCIAS - Os Correios afirmaram que desde o início da semana o índice de 30% de grevistas no País havia caído para 23%. No Estado, o índice é de 29% de efetivo reduzido, com média de dois dias de atraso diários nas entregas de encomendas, disse a empresa. Vários pontos percentuais abaixo das estimativas dos sindicalistas. Na região, dos cerca de 1.200 funcionários que estão em casa, metade é de carteiros e os demais atuam nos centros de distribuição, encarregados de repassarem encomendas. Situação que emperra entregas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;