Nacional Titulo
Sem-terra desocupam fazenda em Unaí (MG)
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
14/10/2005 | 18:30
Compartilhar notícia


Cerca de 400 famílias que ocupavam as terras da fazenda AgroReservas, em Unaí (Minas Gerais), deixaram o local na noite de quinta-feira, data em que terminava o prazo para desocupação da área. De acordo com o advogado do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Ribamar Araújo, foi feito um acordo com os proprietários da propriedade para que eles contratassem ônibus que pudessem transportar as famílias.

As famílias ocupavam a fazenda desde 25 de setembro. De acordo com Araújo, a polícia quis vistoriar as famílias quando ela deixavam a fazenda. Ele disse que esteve no local para que os sem terra não sofressem constrangimento.

No último dia 7, o juiz da Vara de Conflitos Agrários de Minas Gerais, Fernando Humberto dos Santos, concedeu liminar para a reintegração da posse da fazenda à igreja Jesus Cristo Dos Santos dos Últimos Dias, popularmente conhecida como "religião dos mórmons". O juiz reconheceu a propriedade da terra e acredita que para haver desapropriação é preciso comprovar a irregularidade dos documentos de posse da terra.

Mas Araújo disse que irá contestar a decisão, já que, de acordo com um estudo do Iter (Instituto de Terras de Minas Gerais), a área ocupada pelo MST é pública e pertence ao Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;