Cultura & Lazer Titulo Cinco décadas
Fortalecendo laços

Grupo Cênico Regina Pacis, de São Bernardo, comemora 50
anos de atuação no teatro amador com peça infantil em cartaz

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
21/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


São cinco décadas de trajetória, em caminho no qual, mais do que a construção de um patrimônio, o que tem valor e serventia são coisas mais íntimas e menos palpáveis: a oportunidade de dar recado de bondade, o espaço para fortalecer o pensamento e a efetivação de amizades.

Todo os sentimentos são a força mais comum nos integrantes do Grupo Cênico Regina Pacis, que hoje completa 50 anos fazendo teatro amador em São Bernardo.

Elaborado por Antonino Assumpção, surgido da necessidade dos garotos e garotas da Igreja Matriz encontrarem algum tipo de diversão e poder se reunir em grupos mistos - até então viviam separados, os meninos, Marianos e as mulheres, Filhas de Maria - o grupo traça importante painel da história do teatro amador.

Surgiu fazendo os esquetes que eram comuns na primeira metade do século passado. Aguerriu-se no período da ditadura e chegou a ser censurado pela montagem de 'Liberdade, Liberdade', de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Participou de inúmeros festivais de teatro amador nos períodos de ouro destes, e foi coroado no 3º Festival do Sesc em 1970, pelo júri e pelo povo.

Viu crescer ao largo a profissionalização do seu exercício, escassear os espaços e aumentar as companhias teatrais. Deparou-se com a dificuldade de conseguir liberação para apresentar projetos de outros atores - porque não é um espaço onde se recebe pelo que faz. Toda a verba arrecadada é destinada exclusivamente à produção do próximo projeto.

"Temos uma história que passou por muitas mudanças sociais e culturais, mas nunca fomos engajados no sentido de levantar bandeira. Somos um grupo que busca fazer teatro de qualidade, que busca levar para o outro algo que o faça se descobrir interessante, que lhe desperte a vontade de poder fazer alguma coisa", diz Ana Maria Médici, que está há 44 anos no Regina Pacis.

São mais de 100 espetáculos no currículo, e um sem número de integrantes, que até hoje não é bem definido. "Todos têm seus trabalhos paralelos, é muito difícil reunir todo mundo. Muitos de nós às vezes ficam um tempo sem aparecer e depois voltam", conta a diretora Hilda Breda, também há 44 anos no grupo.

FUTURO
Em cartaz com o infantil 'Bate-papo na Feira', eles planejam para agosto exposição com seu acervo e livro com a história da companhia.

Bate-papo na Feira - Teatro. No Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, São Bernardo. Tel.: 4351-3479. Hoje e amanhã, às 16h. Ingr.: R$ 3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;