Política Titulo Sob investigação
Aciscs cancela reunião que discutiria denúncias sobre Natal Iluminado

Falta de quórum de conselheiros faz encontro ser suspenso em S.Caetano

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
24/09/2019 | 07:41
Compartilhar notícia


A Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) cancelou reunião para escolher o presidente do conselho superior e para discutir o imbróglio do Natal Iluminado de 2016, sob suspeita de desvio de recursos públicos. O encontro havia sido agendado para o dia 16. Depois, remarcado para ontem. Pela manhã, conselheiros foram informados sobre o cancelamento. Desta vez, porém, não há previsão de nova data.

Conselheiro vitalício da entidade, o advogado Mauro Russo declarou que as reuniões foram suspensas por falta de quórum para abertura oficial dos trabalhos. O Diário apurou que a maioria dos integrantes do bloco tem ligação com o ex-presidente da entidade, o também advogado Walter Estevam Junior, presidente da Aciscs na ocasião do convênio com a Prefeitura de São Caetano para o evento natalino.

Por nota, Russo argumentou que, além da questão do quórum, a greve dos Correios fez com que nem todos os conselheiros recebessem o comunicado oficial da reunião. “Eu me mantenho neutro em relação à pauta (apuração do convênio do Natal Iluminado), cuja decisão caberá ao colegiado. Não lidero nenhum grupo.”

Seria a primeira vez que os conselheiros da Aciscs discutiriam, de forma oficial, as denúncias contra o convênio para o Natal Iluminado de 2016. Análise de comissão especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em cima da prestação de contas apresentada pela entidade considerou haver inconsistências nos valores. O convênio envolvia R$ 1,2 milhão, sendo R$ 1 milhão de recursos públicos.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) também averigua o contrato, bem como a Câmara de São Caetano, por meio de CPI. O Diário não localizou o presidente da Aciscs, Moacir Passador Júnior, para comentar o caso.

Estevam declarou que as reuniões não foram realizadas, pois “os amigos do prefeito (José Auricchio Júnior, PSDB) não têm maioria simples para fazer a convocação”. Ele disse que apresentou contas aos conselheiros e diversas entidades e que “alguém manipulou essa ação para tentar prejudicar candidatura a prefeito”.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;