Internacional Titulo
Ano 2000 foi o mais quente do século na França
Das Agências
26/12/2000 | 15:05
Compartilhar notícia


O ano 2000 foi o mais quente do século na França, comparando-se a 1994, com temperatura média de 12,9 graus centígrados, segundo Météo France.

No plano mundial, o ano 2000 ocupa o quinto lugar, atrás de 1998, 1997, 1995 e 1990, todos pertencendo à última década, que sem nenhuma dúvida foi a mais quente.

``O aquecimento do planeta é um fato', destacou Pierre Bessemoulin, diretor de climatologia de Météo France.

Segundo a Organizaçao Meteorológica Mundial (OMM), no ano 2000, a temperatura média na superfície do globo superou em 0,32 grau a média observada entre 1961-1990.

No alvorecer do século XXI, a temperatura média do planeta é superior em 0,6% à do começo do século XX.

O clima no último ano do século foi incomum, por sua suavidade. O outono e o começo do inverno foram anormalmente clementes na Europa, incluídos os países escandinavos.

Outubro, novembro e dezembro (outono e inverno boreais) permitiram inclusive nova floraçao dos gerânios, com temperaturas que alcançaram 15 graus em Paris em dezembro.

Algumas cidades do leste da França, como Epinal, bateram recordes em relaçao ao calor: 9,5 graus em relaçao à temperatura de 0,9 nos dez primeiros dias de dezembro.

A metade norte da França, a costa atlântica, Inglaterra, o País de Gales, e o sul da Noruega sofreram chuvas torrenciais.

Choveu duas vezes mais que o normal em Paris e quatro vezes mais em Nice (sudeste da França) em outubro e novembro. As inundaçoes ocorridas no começo de dezembro em Finistère (oeste) poderiam também produzir-se em outras zonas, já que as terras estao saturadas de água.

Os especialistas duvidam em atribuir ou nao essas fortes chuvas ao aquecimento planetário. O clima apresenta naturalmente fortes variaçoes e os técnicos demorarao pelo menos 30 anos a traçar uma tendência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;