Política Titulo
PT se reúne neste sábado para fazer um balanço da derrota em Sto.André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
29/11/2008 | 09:43
Compartilhar notícia


O PT começa a discutir neste sábado, 34 dias após o segundo turno da eleição, os fatores que o levou a perder o comando de Santo André após 12 anos consecutivos de administração. Em reunião no diretório municipal, filiados terão espaço para externar as insatisfações e discutir possíveis erros cometidos ao longo do processo.

Tiago Nogueira, presidente da sigla na cidade, garante que o encontro não tem o objetivo de promover caça às bruxas. "Abriremos o processo de balanço eleitoral, no qual as pessoas terão espaço para falar. Respeitaremos todas as posições, desde a de quem avalia que o PT perdeu porque usou a cor amarela na campanha até aquela que aponta a prévia como vilã", destacou.

Segundo o dirigente petista, uma conclusão do assunto somente virá à tona no início de 2009. "Não haverá qualquer definição amanhã (hoje), e sim no final de janeiro ou início de fevereiro. O problema não é tão simples. Temos de fazer análise aprofundada dos acontecimentos para determinar o que foi decisivo para a perda de votos em regiões onde historicamente somos fortes."

Os petistas também definirão um norte para a legenda no que diz respeito aos próximos quatro anos de mandato do PTB de Aidan Ravin, tais como diretrizes e orientações à bancada, à militância e às pessoas que deixam o Paço em dezembro. "Aprovaremos documento assumindo publicamente a oposição ao governo eleito. Foi assim que o povo quis."

Tiago avisou que o PT está disposto a retornar ao poder em 2012. "É perfeitamente possível, uma vez que está claro que o Aidan não tem projeto. É bom ele estar preparado, pois não terá vida fácil. Faremos fiscalização rigorosa dos atos."

As opiniões referentes à derrota do PT em Santo André são quase sempre sintetizadas com base em dois fatores: otimismo exagerado na vitória, o que fez os petistas subestimarem a força dos adversários; e, principalmente, racha em função de prévia mal-sucedida (como em 1992), por meio da qual o deputado estadual Vanderlei Siraque venceu disputa interna com a vice-prefeita Ivete Garcia para ser o candidato majoritário neste ano.

São Caetano - O diretório petista na cidade vizinha também fará hoje um balanço da participação do partido na eleição deste ano. A sigla lançou Jayme Tortorello à Prefeitura. O irmão do ex-chefe do Executivo Luiz Tortorello (que morreu em 2004) obteve apenas 13% dos votos válidos no pleito. A legenda elegeu um vereador para a próxima legislatura: Edgar Nóbrega. (Colaborou Beto Silva)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;