Economia Titulo
Funcionários encerram greve na Cetesb
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
11/06/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Os 2.500 funcionários da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) encerraram ontem pela manhã a greve iniciada no dia 4 deste mês. A categoria conseguiu o acordo para o plano de cargos e salários, reivindicado desde 2004.

Para a diretora do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Anali Machado de Campos, a campanha salarial deste ano conseguiu uma grande vitória com a conquista do plano profissional dentro da empresa, que será implementado em 120 dias. "Estamos sem esse programa desde 1992. Em 2004, o sindicato e a Cetesb formularam juntos um substituto, mas até então não tínhamos conseguido a implantação", diz.

Além disso, os trabalhadores da companhia estadual ainda conseguiram manter o percentual de 95% de estabilidade no trabalho para o quadro total de funcionários da empresa - a Cetesb queria baixar para 90%.

Os salários também serão reajustados em 4,51%, que equivale apenas à inflação acumulada nos últimos 12 meses de acordo com o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). "Apesar de esse índice ficar muito abaixo do esperado, a compensação virá pelo plano de cargos e salários", afirma Anali. A data-base da categoria foi 1º de maio.

No período de greve, os serviços da companhia não foram interrompidos, principalmente os emergenciais. Segundo o sindicato, 30% dos funcionários se mantiveram em seus postos para manter a operação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;