Cultura & Lazer Titulo
Série traz vídeos para saciar fas de rock
Da AJB
11/11/2000 | 15:12
Compartilhar notícia


  Vídeos com bandas de rock normalmente limitam-se a mostrar apresentaçoes para grandes platéias. Já nas lojas, a série Classic Albuns, composta por mais de dez vídeos lançados pela ST2 Music, vai na contramao e inova ao trazer peculiaridades e imagens imperdíveis para fas.

Um exemplo é The Joshua Tree, um dos álbuns mais bem-sucedidos do U2. Lançado em 1986, o disco vendeu, só nos Estados Unidos, 10 milhoes de cópias. No vídeo, o guitarrista The Edge disseca a demo que fez para a cançao Where the Streets Have No Name, que já trazia a concepçao quase final da música. Ele separa as duas guitarras, uma melódica e a outra percussiva, e faz ressalvas à batida, explicando que é eletrônica e ruim. Mas, logo depois, o baixista Adam Clayton conta sobre as dificuldades na elaboraçao da cançao, já que Edge tinha pronto apenas o começo e o fim da cançao, fazendo a banda levar horas intermináveis para criar o que ia no meio.

O produtor Daniel Lanois, na mesa, disseca partes de bateria, mostrando como reprocessou os tambores do baterista Larry Mullen em Mothers of the Disappeared. O vídeo ainda mostra um trecho da música ao vivo no Chile, com as maes de desaparecidos durante a ditadura no palco.

Outro destaque é o vídeo sobre Who's Next, do The Who. Lançado em 1971, esse álbum nao teve a atençao merecida, já que sucedeu a ópera-rock Tommy. Com ele, Pete Townshend teve a intençao de fazer sua "mais ambiciosa obra intelectual".

Seriam um filme e um disco chamados Life House sobre a viagem mística de um personagem em contrapartida com o drama psicológico do menino Tommy da criaçao anterior. O vídeo explica em detalhes as mudanças no projeto, quando Pete nao conseguiu dar forma ao roteiro e nao obteve ajuda para fazê-lo. Assim, restaram as cançoes que vieram a compor o disco.

Os números mais notáveis sao explicados com detalhes, a começar pelas intrigantes introduçoes de Won't Get Fooled Again e Baba O'Riley, que hoje em dia seriam moleza com seqüenciadores, mas na época exigiram uma exaustiva manipulaçao de sintetizadores jurássicos por Townshend.

Ele fala da letra, que trata do fim dos grandes sonhos de mudança dos anos 60. "O refrao `teenage wasteland' nao é sobre drogas, mas sobre o desperdício de vidas e oportunidades. A minha geraçao protestou contra a situaçao do planeta e nada fez para mudá-la e assumo plena responsabilidade por isso."

A série de vídeos ainda inclui, entre outros, Aja (Steely Dan), Catch a Fire (Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Livingstone e Aston Barret), Face Value (Phil Collins), Electric Ladyland e The Band (Jimi Hendrix), Rumours (Fleetwood Mac), Graceland (Paul Simon), Songs in the Key of Life (Stevie Wonder) e From Anthem to Beauty (The Grateful Dead).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;