Internacional Titulo
Austrália critica falta de estratégia dos ataques da Otan
Do Diário do Grande ABC
07/04/1999 | 12:16
Compartilhar notícia


A Austrália manifestou em caráter privado, nos Estados Unidos, sua preocupaçao pelo que considera uma falta de estratégia clara dos ataques da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a Iugoslávia, informou-se nesta quarta-feira em Sydney.

O ministro das Relaçoes Exteriores, Alexander Downer, expressou publicamente sua decepçao diante da falta de resultados na luta contra a limpeza étnica no Kosovo e destacou que ``este deve ser o objetivo principal e este objetivo ainda nao foi atingido'.

Embora tanto o governo quanto a oposiçao trabalhista apoiem os bombardeios da Otan no campo da solidariedade ocidental, os dois setores questionaram a falta de uma segunda etapa estratégica clara caso os bombardeios nao atinjam as metas fixadas pelos Aliados.

Soube-se nesta quarta-feira que durante um almoço na semana passada, em homenagem ao primeiro-ministro vietnamita, Pham Van Khai, Downer disse ao embaixador americano, Genta Hawkins Holmes, que o governo australiano está muito preocupado com os bombardeios.

O chanceler disse, porém, que a Austrália evitaria fazer críticas publicamente sobre o que considera uma tentativa mal planejada para por um fim à perseguiçao iugoslava contra cidadaos de origem albanesa no Kosovo. No entanto, o governo australiano decidiu receber 4 mil refugiados kosovares, dando uma guinada radical em sua política em apenas 24 horas. A decisao foi tomada diante de críticas causadas por seu anúncio, segunda-feira, de que a Austrália nao tinha planos imediatos de aceitar refugiados, além dos 4.500 alocados nos Bálcas segundo um programa humanitário já existnte a favor dos refugiados.

O ministro da Imigraçao, Philip Ruddock, fechou as portas para os albaneses do Kosovo, afirmando que levar grandes quantidades de refugiados para a Austrália ``nao seria a resposta apropriada'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;