Nacional Titulo
Unicamp e MST fazem parceria inédita
Do Diário do Grande ABC
04/07/1999 | 19:17
Compartilhar notícia


Numa parceria inédita com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de Sao Paulo, jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de 23 Estados estao fazendo um curso chamado Realidade brasileira para jovens do meio rural. Participam 1,2 mil assentados com faixa etária de 15 a 25 anos. O curso tem duraçao de 12 dias no período da manha e tarde e contará com palestrantes como o teólogo Leonardo Boff, o frei Beto, o líder sem-terra Joao Pedro Stédile, professores de história da Unicamp o jornalista Caco Barcelos, da Rede Globo de Televisao, entre outros. Ainda haverá teatro com Denise Stóklos e show musical com Zé Geraldo.

O curso foi organizado pela Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST. A universidade cedeu o alojamento do ginásio multidisciplinar e abriu o restaurante durante este período de férias dos universitários, segundo os pró-reitores de Extensao e Assuntos Comunitários, Roberto Teixeira Mendes, e de Desenvolvimento Universitário, Luís Carlos Guedes Pinto.

De acordo com Irene Manfio, da Coordenaçao Nacional do MST, o objetivo principal do curso é a troca de experiências dos jovens de várias regioes do País. Segundo ela, a maioria dos adolescentes nao tem o primeiro grau. Ela falou que este curso servirá para prepará-los para o acesso ao conhecimento.

O único convênio com o MST e a universidade acontece na instituiçao federal de Unijui, em Ijuí, no Rio Grande do Sul, nos cursos de pedagogia. Outras experiências, também naquele Estado, acontecem na cidade de Veranópolis com seminaristas capuchinhos nos cursos de magistério e cooperativa, com duraçao de dois anos e meio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;