Internacional Titulo
Netanyahu vence pesquisas eleitorais em Israel
Das Agências
15/12/2000 | 09:44
Compartilhar notícia


O atual primeiro-ministro israelense, o trabalhista Ehud Barak, seria vencido por qualquer dos dois candidatos de direita ao cargo de chefe de governo, segundo as pesquisas publicadas esta sexta-feira, quando faltam menos de dois meses para a eleiçao. O ex-primeiro-ministro de direita Benjamin Netanyahu mantém uma vantagem considerável de 19 pontos, enquanto que o atual chefe da oposiçao de direita, Ariel Sharon, tem entre 5 e 7 pontos a mais que Barak.

Por outra parte, quase quatro israelenses em cada cinco sao a favor da dissoluçao do parlamento, pedida por Netanyahu, de acordo com uma das pesquisas.

Em resposta à pergunta ``Em quem você votaria se as eleiçoes fossem realizadas hoje?', Netanyahu obtém 48% das intençoes de voto, contra 29% para Barak e 23% de indecisos, segundo uma pesquisa do Gallup publicada pelo jornal Maariv. Netanyahu mantém a mesma diferença de 19 pontos na pesquisa feita pelo Instituto Dahaf para o jornal Yediot Aharonot.

Barak também seria derrotado por Sharon, que sucedeu no ano passado Netanyahu na direçao do Likud, o principal partido opositor, apesar da diferença é muito menor. Sharon conta com 40% das intençoes de voto, contra 35% para o atual primeiro-ministro, segundo a pesquisa Gallup. A enquête Dahaf concede 40% dos votos, contra 33% para o chefe de governo.

Barak, que renunciou no domingo passado, foi imediatamente nomeado candidato do Partido Trabalhista para a eleiçao de primeiro-ministro, enquanto Netanyahu, seu principal adversário, também lançava sua campanha

Como Netanyahu nao é deputado, pode apresentar-se ao cargo de primeiro-ministro apenas por ocasiao de eleiçoes no parlamento, a menos que se realize uma mudança de última hora da lei eleitoral, à qual se diz oposto.

No total, 78% dos israelenses sao a favor de eleiçoes legislativas, 16% sao contrários e o resto nao manifesta sua opiniao, de acordo com o Gallup.

As duas pesquisas foram realizadas entre 500 pessoas representativas da populaçao. Sua margem de erro é de 4,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;