Internacional Titulo
Exército americano produziu antraz em 1998
Do Diário OnLine
13/12/2001 | 11:33
Compartilhar notícia


As investigações sobre os casos de antraz vão incluir cientistas do exército americano. De acordo com reportagem do jornal The New York Times , o Exército americano produziu, em 1998, antraz em pó para uso em arma biológica.

Cientistas ouvidos pela repórter Judith Miller, especialista em antraz, e por Wlliam J. Broad, contaram que esta seria a primeira revelação de que o governo produziu armas biológicas depois que o governo americano abandonou tal prática em 1969 e destruiu seu arsenal.

De acordo oficiais da base de Dugway Proving, em Utah, em 1998 cientistas transformaram pequenas quantidades de antraz em pó para testar formas de se defender de ataques biológicos.

Segundo a porta-voz da base de Dugway, Paula Nicholson, o pó produzido naquele ano é diferente do qual recentemente matou cinco pessoas. Oficiais da base confirmaram ter produzido antraz, mas não confirmaram se era ou não do tipo encontrado em carta enviadas ao senadores americanos.

No entanto, arquivos da base de Dugway dão conta de que o tipo de antraz enviado ao Senado americano foi produzido lá em 1992. Segundo nota oficial da base, o FBI está investigando o local e o Exército está cooperando com tal investigação.

O FBI intensificou as investigações sobre os ataques de antraz e está procurando onde possíveis casas de produção da bactéria estão instaladas em território americano. A ‘fábrica de antraz’ teria capacidade de produzir a forma em pó da bactéria, forma usada em ataques biológicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;