Internacional Titulo
Rice pede que Israel suspenda venda de armas à China
Da AFP
16/06/2005 | 19:45
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pediu nesta quinta-feira que Israel interrompa a venda de armas à China. Em sua primeira conferência de imprensa formal, desde que assumiu o comando da diplomacia americana, em janeiro, Rice reafirmou "a crescente preocupação com a modernização militar da China".

Às vésperas da sua viagem ao Oriente Médio, Rice não mostrou qualquer sinal de progresso nos esforços americanos para evitar que Israel transfira equipamento militar e tecnologia à China, o que levou o Pentágono a restringir a venda de armas a Israel.

"Tivemos discussões muito difíceis com os israelenses a respeito", disse Rice. "Creio que agora entendem a seriedade do assunto e continuaremos discutindo o tema", acrescentou. A secretária de Estado disse ainda que a meta da comunidade mundial é integrar a China como uma força positiva, mas "também é completamente apropriado se preocupar que isso ocorra antes de um aumento da capacidade militar chinesa."

"Portanto, Israel tem a responsabilidade de ser sensível ao tema, particularmente se levarmos em conta a cooperação próxima em termos de defesa entre Israel e Estados Unidos", afirmou secretária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;