Internacional Titulo
Pentágono está preocupado com venda de armas de Israel à China
Da AFP
13/06/2005 | 17:14
Compartilhar notícia


O Departamento de Defesa informou, nesta segunda-feira, que os Estados Unidos expressaram a Israel sua preocupação com a venda e o envio de equipamento e tecnologia militar à China.

Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono, recusou-se a confirmar os detalhes sobre o tema divulgados pelo jornal israelense Haaretz, segundo o qual Washington teria pedido às autoridades israelenses explicações sobre mais de 60% dos recentes contratos de venda de armas à China.

"Este assunto é, certamente, objeto de discussão entre Estados Unidos e Israel. Expressamos nossa preocupação com a venda e o envio de equipamentos e tecnologia militar à China", disse o porta-voz. "Também continuamos manifestando nossas preocupações aos nossos aliados, amigos e sócios. Esperamos que se mostrem responsáveis no que diz respeito à venda à China. Isto vai além do caso Israel", acrescentou Whitman.

Segundo o Haaretz, a crise foi provocada por um contrato de venda de aviões de combate não-tripulados do tipo Harpy. Além disso, o jornal destaca que Washington teria suspenso sua cooperação militar com Israel envolvendo a produção de um futuro caça JSF, bem como a ajuda em sistemas eletrônicos de supervisão destinados ao exército.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;