Economia Titulo
Governo considera que índices inflacionários estão sob controle
18/06/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o grupo de coordenação política do governo, integrado por cinco ministros, concluíram, após reunião nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, que, apesar da alta da inflação, os índices inflacionários estão sob controle e o País continuará crescendo.

Segundo fontes do Palácio, o governo considerou corretas, na reunião, as medidas que classifica de preventivas para arrefecer as pressões inflacionárias e tem certeza de que estão surtindo efeito. Entre as medidas de prevenção está o aumento do IOF (Imposto sobre Operação Financeira), da taxa básica de juros pelo Copom (Comitê de Política Monetária) e da meta de superávit primário para 4,3% do PIB.

Incluem-se ainda os incentivos ao aumento da produção agrícola, a serem anunciados no fim do mês, que irão elevar a oferta interna de alimentos e gerar excedentes para exportação, aproveitando a alta das commodities.

Os ajustes estão sendo feitos, concluíram os ministros da coordenação política, após detalhada exposição do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Participaram da reunião de ontem, além de Mantega, os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; da Casa Civil, Dilma Roussef; das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;