Internacional Titulo
Clinton nao dará nenhum centavo para reconstruçao iugoslava
Do Diário do Grande ABC
21/06/1999 | 15:10
Compartilhar notícia


O presidente americano, Bill Clinton, declarou nesta segunda-feira que nao será dado à Iugoslávia ``nem um centavo' para sua reconstruçao enquanto o presidente Slobodan Milosevic estiver no poder. No encerramento da reuniao de alto nível entre Estados Unidos e a Uniao Européia, Clinton disse em entrevista coletiva que os Estados Unidos darao ajuda humanitária, como materiais para reparar centros de saúde e as usinas de energia.

``Seus hospitais precisam funcionar. Bebês nascem, pessoas ficam doentes', disse Clinton. Mas acrescentou que a reconstruçao de pontes, estradas e outras obras de infra-estrutura seria ajuda econômica que nao quer dar enquanto Milosevic estiver no poder. ``Nao creio que devemos ajudar, nem um pouco, nem com um centavo', disse Clinton. ``É o limite do aceitável'.

Clinton fez as declaraçoes depois de um encontro com o chanceler alemao, Gerhard Schroeder, que exerce a presidência rotativa da Uniao Européia. Os dois dirigentes se comprometeram a elaborar um plano para a recuperaçao dos Bálcas e concordaram em fazer uma conferência de países que contribuirao para a reconstruçao no mês que vem em Sarajevo, Bósnia. ``A reuniao em Sarajevo envia uma clara mensagem de que a regiao pode confiar em que nao só falamos em fornecer ajuda, mas que realmente queremos ajudar e vamos ajudar', disse Schroeder.

Clinton, Schroeder e Jacques Santer, presidente da Comissao Européia, anunciaram a criaçao de um sistema de prevençao para evitar que disputas comerciais se tornem confrontos políticos. Em documento intitulado Declaraçao de Bonn, foram estabelecidos procedimentos para que funcionários se comuniquem com rapidez quando surgir um problema.

O encontro de Clinton com a UE se realiza pouco depois da conclusao de uma reuniao entre os líderes das sete potências econômicas e a Rússia na vizinha cidade de Colônia. Comunicado divulgado depois da cúpula menciona a necessidade de reconstruir a Iugoslávia, mas nao se faz mençao a Milosevic, em deferência ao presidente russo, Boris Yeltsin, que considera a Iugoslávia um país aliado da Rússia.

Clinton defendeu os bombardeios da Otan à Iugoslávia, apesar de Milosevic nao ter caído. ``O que fizemos foi suspender o genocídio e as expulsoes étnicas', disse Clinton. ``Seria melhor ter um novo dirigente na Sérvia? Claro que sim'. Além disso, Clinton exortou os albano-kosovares que voltam agora para suas casas a nao tomarem medidas de represálias contra os habitantes sérvios. ``Isso nao vai dar satisfaçao a ninguém e apenas intensificará o terror', disse ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;