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Vectra GT enfrenta o Tiida
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
24/10/2007 | 07:00
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Ambos chegaram há pouco tempo ao mercado no segmento de hatches médios. De um lado, o Vectra GT, lançado pela Chevrolet em setembro. De outro, o Nissan Tiida, à venda desde julho. Avaliado na versão GT-X, o modelo da GM custa R$ 68.990, ante os R$ 63.800 da versão SL do Nissan.

O hatch de origem japonesa, mas produzido no México, vence o comparativo pelo seu bom conjunto, aliado à relação custo-benefício. Custando R$ 5.190 a menos, oferece bom desempenho, espaço interno generoso, boa visibilidade e estabilidade.

O Vectra, por sua vez, tem visual mais esportivo e traz de série alguns itens a mais, como sensores de chuva e de estacionamento, comandos do som no volante e sistema de navegação por GPS. O Tiida, por outro lado, sai de fábrica com teto solar elétrico.

No trânsito, ambos têm performance semelhante. Enquanto o motor 2.0 Flexpower do Chevrolet desenvolve 121 cv com gasolina e 128 cv com álcool a 5.200 rpm e torque de 18,3 mkgf a 2.600 rpm (gasolina) e de 19,6 mkgf a 2.400 rpm (álcool), o propulsor 1.8 a gasolina gera 124 cv a 5.500 rpm e 17,5 mkgf a 4.800 rpm e não decepciona. Segundo dados dos fabricantes, o Vectra vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com gasolina e 10,3 segundos com álcool, ao passo que o rival leva 10,6 segundos.

Outro ponto positivo para o Tiida é o conforto para os passageiros de trás. Com o banco traseiro na posição normal, o espaço para as pernas é cerca de 10 centímetros maior do que no concorrente. Como o banco na versão SL conta com mecanismo de deslizamento horizontal sobre trilhos até 24 centímetros, o volume do porta-malas vai de 289 litros (na posição normal) até 463 litros (com o banco avançado).



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