Economia Titulo
Receita adota alfândega virtual para montadoras
Das Agências
16/12/2001 | 19:12
Compartilhar notícia


A Receita Federal anuncia nos próximos dias a adoção da “alfândega virtual” para as montadoras de automóveis. Com isso, todas as importações feitas pelo setor serão automaticamente liberadas dos portos e aeroportos. O recolhimento de tributos será feito depois, com a transferência eletrônica do dinheiro das contas das empresas para a conta do Tesouro Nacional.

De acordo com o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, esse sistema simplificado para as importações só é permitido a setores que tradicionalmente mantêm boa relação com o fisco e que são grandes exportadores.

O novo sistema acelera a importação e facilita a desoneração tributária sobre os produtos exportados. Everardo Maciel explicou que, pelo novo esquema, quando os produtos importados pelas montadoras (peças, por exemplo) chegarem ao país terão sua entrada registrada eletronicamente num banco de dados e irão diretamente para as fábricas. Nenhum imposto será cobrado.

Modernização – Caso essas peças forem para automóveis destinados ao mercado externo, elas não serão tributadas em nenhum momento. Caso sejam para automóveis destinados ao mercado interno, a própria montadora calculará e recolherá os impostos devidos. A “alfândega virtual” faz parte de um conjunto de medidas que modernizará o relacionamento entre montadoras de automóveis e a Receita Federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;