Economia Titulo
FHC anuncia criaçao de 900 mil empregos
Do Diário OnLine
05/12/2000 | 09:44
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o ano 2000 terminará com a criaçao de quase 900 mil empregos em todo o país. De acordo com o presidente, este ano foi o melhor da década na oferta de empregos formais. "Uma conquista como essa só se consegue por decisao firme do governo e força de vontade da populaçao. E foi o que aconteceu", disse o presidente durante o programa semanal de rádio Palavra do Presidente.

Confira a íntegra do pronunciamento:

"O fim do ano está aí e é hora da gente olhar pra trás para ver se fez o que tinha de fazer. É hora de prestar contas, para ser mais preciso. E nós vamos começar, pelo emprego, a grande preocupaçao dos brasileiros nos últimos anos. Eu estou aqui com levantamentos do Ministério do Trabalho e do Emprego. E temos resultados bem positivos. De janeiro a outubro foram gerados quase 900 mil empregos, em todo o país. Com carteira assinada, isso é o que estao me lembrando aqui.

É comum pessoas de responsabilidade, que deveriam ser bem informadas, fazerem análises e comentários alarmistas, indiferentes a esta realidade: 2000 foi o melhor ano desta década em oferta de empregos formais no Brasil.

Guarde agora mais uma informaçao. Resultados extremamente positivos também foram comprovados nas seis regioes metropolitanas, acompanhadas pelo IBGE: Rio de Janeiro, Sao Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Nessas regioes foram criados quase 800 mil empregos, nos últimos 12 meses.

Uma conquista como essa só se consegue por decisao firme do governo e força de vontade da populaçao. E foi o que aconteceu. A partir de janeiro de 99, quando a crise da Asia atingiu economias ainda vulneráveis como a nossa, os brasileiros começaram a extraordinária reaçao. Todo mundo falava de emprego e quem perdia o seu, procurava se preparar para outras atividades. Houve uma grande mobilizaçao para profissionalizaçao e requalificaçao profissional.

Eu diria que nós todos fomos à luta para arranjar ou para melhorar de emprego. Todo este esforço culminou no final do ano passado, com algumas medidas que foram fundamentais. Através do BNDES, do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal, destinamos R$ 9 bilhoes para os setores de exportaçao, turismo, habitaçao e transportes. Todos com grande potencial de geraçao de emprego.

Nossa parceria com os estados e as centrais sindicais aperfeiçoou o programa de qualificaçao profissional. Graças à soma dos esforços, passamos a treinar mais trabalhadores com menos recursos. Só o programa Brasil Empreendedor, treinou este ano um milhao e 200 mil micro e pequenos empresários.

Além disso, aumentamos os recursos do Proger, que beneficia micro e pequenos empresários da cidade, e do Pronaf, destinado a quem trabalha no campo. E também investimos muito na construçao de casas para brasileiros de baixa renda. Mas este assunto, eu deixo para uma das nossas próximas conversas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;