Economia Titulo
Futuro de eletroeletrônicos é agora
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
18/05/2002 | 19:15
Compartilhar notícia


Alterações da matéria-prima, precisão dos métodos de cálculos no desenvolvimento de produtos e avanço da eletrônica. Especialistas do segmento de eletroeletrônicos afirmam ser esta a receita do constante aprimoramento tecnológico apresentado ao mercado pelos fabricantes nacionais. "Nas últimas décadas, os motores elétricos utilizados na fabricação de eletrônicos sofreram redução de peso e volume, porém, continuam acionando a mesma carga elétrica", disse o professor do curso de engenharia elétrica da Universidade Cruzeiro do Sul, Pedro Pereira de Paula. Segundo ele, os produtos fabricados hoje eram inviáveis de ser fabricados apenas há alguns anos.

"Os equipamentos eram mais robustos e pesados. Hoje, com materiais mais leves, as indústrias oferecem ao consumidor a mesma qualidade e potência, além de outras opções de serviços desenvolvidas com base nos avanços tecnológicos." De Paula aponta ainda a competição e briga pelo mercado entre os fabricantes como outro fator que leva as empresas a apostar e investir em tecnologia.

O mesmo raciocínio tem Antônio Rosa Neto, presidente da Dainet, consultoria de comunicação e marketing, de São Paulo. "A tecnologia é hoje um agregado fundamental no produto eletroeletrônico." Rosa Neto relembra que a fabricação dos produtos, que era apoiada em sistemas mecânicos, hoje está focada exclusivamente no aperfeiçoamento do chip (microprocessador), responsável pelo funcionamento do produto e por entender e identificar as necessidades do comprador. "É o grande aliado do consumidor."

Para Rosa Neto, o conceito de aperfeiçoamento do chip garante a melhoria da qualidade e da funcionalidade dos produtos e um aumento da capacidade produtiva, mediante a redução do preço para o consumidor final. "A empresa trabalha para o mercado, e não para nichos específicos como nas décadas de 40 e 50, quando determinados produtos eram fabricados exclusivamente para ricos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;