Internacional Titulo
Situaçao de soldados em Serra Leoa pode piorar, segundo a ONU
Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 19:24
Compartilhar notícia


As Naçoes Unidas afirmaram nesta quarta-feira que ainda dependem de contatos políticos para libertar os cerca de 500 capacetes azuis seqüestrados em Serra Leoa, onde os confrontos entre as forças governamentais e os rebeldes da FRU se intensificaram. "A medida em que a situaçao piora, as condiçoes dos reféns pode piorar também", afirmou Fred Ekhard, porta-voz do secretário geral da ONU, Kofi Annan.

Assinalou que a ONU "ainda tenta assegurar por meios políticos" a libertaçao dos integrantes da missao de paz em Serra Leoa (Minusil) retidos pela Frente Revolucionária Unida (FRU). Mas disse que a Minusil nao sabe onde se encontra o líder da FRU, Foday Sankoh, "e assim nao podemos negociar com ele, o que é uma desvantagem".

Hedi Annabi, assistente do secretário geral da ONU no Departamento de Missoes de Manutençao de Paz, disse nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança que a FRU retém 208 soldados de Zâmbia em Koidu, no Leste do país.

Além disso, ele adiantou que três observadores militares e 18 quenianos sao tambéwm mantidos em Kidou, a 250 km de Freetown, perto da fronteira com a Guiné.

A FRU mantém ainda 11 indianos e 13 observadores em Kailahun, a uns 60 km a sudeste de Koidu, na fronteira com a Libéria, e 23 soldados indianos em Kuiva, perto de Kailahun, adiantou Annabi.

É desconhecido o paradeiro de outros 225 zambianos desde que há uma semana a Minusil perdeu contato com eles em Makeni, no Centro do país, informou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;