Nacional Titulo
Chefes da PM do Piauí pedem demissao
Do Diário do Grande ABC
08/10/1999 | 18:18
Compartilhar notícia


O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Valdílio Falcao, e o irmao dele, o também coronel Odiwal Falcao, chefe do Gabinete Militar, pediram demissao na tarde desta sexta-feira. O pedido foi feito após reuniao de mais de três horas com o governador Francisco Moraes Souza (PMDB), o Mao Santa, no Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí. Os dois coronéis sao citados no dossiê sobre crime organizado no Estado. Sobre eles, pesam suspeitas de enriquecimento ilícito e uso de notas fiscais frias para justificar despesas nao-realizadas.

Na carta que entregaram ao governador, os irmaos Falcao, que dominavam a cúpula da PM, alegam "razoes de ordem pessoal" para deixar os cargos que ocupavam. Entretanto, os dois foram pressionados por oficiais da polícia e deputados estaduais da base de apoio ao governador.

No Comando da Polícia Militar, vai ficar o subcomandante, coronel Zélio Vilanova, licenciado há 20 dias por causa de uma operaçao para pôr cinco pontes de safena. O Gabinete Militar será comandado pelo coronel José Lucimar de Oliveira.

A demissao do comandante da PM tranqüiliza o presidente da secçao piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Nelson Costa. Desde quarta-feira (06), ele está com a mulher e os filhos em Brasília. Ele recebeu telefonemas anônimos com ameaças de morte e de atentado a bomba na sede da Ordem.

O coronel de reserva Viriato Correia Lima, apontado como chefe do crime organizado, marcou uma entrevista coletiva para as 10 horas desta sexta-feira. Entretanto, ele frustrou a expectativa dos jornalistas ao informar, pelo porta-voz da PM, que nao falaria, atendendo a recomendaçoes médicas. Lima é cardíaco e tem problemas renais.

O advogado de Lima, Ezequiel Miranda, anunciou que vai tomar medidas para evitar a prisao preventiva do cliente. O pedido de prisao preventiva do coronel e de outros envolvidos no crime organizado no Piauí vai ser feito pela Procuradoria-Geral da República, que contará com mais três procuradores vindos de Brasília. A Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí também vai pedir prisao preventiva de suspeitos de ligaçoes com o crime organizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;