O destaque, portanto, fica para o propulsor 1.8 8V, que também equipa a GM Meriva, o Fiat Stilo e substitui, na linha Palio, os ultrapassados Fiasa 1.5 8V e 1.6 16V. Dotado de acelerador drive-by-wire (eletrônico), o propulsor foi desenvolvido com o objetivo de fornecer torque elevado em baixas rotações, característica preferida do consumidor brasileiro sobretudo no percurso urbano – daí os 3 cv de potência a menos se comparado ao velho 1.6 16V. O pico de torque, de 17 kgfm, é atingido a apenas 2,8 mil rpm, e 92% dessa força estão disponíveis já a partir de 2 mil rotações.
Então, esqueça os números e mãos à obra – ou melhor, ao volante. Sobre o asfalto, a Strada Adventure é um carro divertido, como o Diário constatou em um percurso misto (cidade e estrada) de 400 km no Grande ABC. Esperto nas ultrapassagens e valente nas subidas íngremes, o novo propulsor mostrou que a elasticidade é mesmo a sua característica mais marcante.
O bom comportamento dinâmico da Strada Adventure só é prejudicado pela suspensão, excessivamente macia, o que transforma a picape num colchão d’água quando submetida aos buracos e às ondulações das ruas da região. Os freios, assistidos pelo sistema ABS (opcional), são precisos. Assim como a versão Working, a Adventure traz pneus de perfil alto, do tipo 175/80 R14.
Habitáculo – O interior preserva o padrão de acabamento da família Palio – que, diga-se da passagem, não figura entre os melhores do segmento. O painel de instrumentos tem comandos e mostradores adequadamente posicionados. O estilo, porém, já dá sinais de cansaço.
Disponível apenas com cabine estendida, o que garante precioso espaço adicional para a acomodação de bagagens, a Strada Adventure traz como novo item de série a janela traseira corrediça, que se junta ao conta-giros, à direção hidráulica, aos vidros elétricos e aos faróis de neblina, entre outros equipamentos, que contribuem para que a picape custe R$ 28.538. O pacote de opcionais, ampliado com a introdução do acionamento elétrico dos espelhos retrovisores, inclui duplo air bag, sistema ABS, CD Player e ar-condicionado, que empurram o preço da picape para quase R$ 40 mil.
Tais alterações devem manter a Strada no topo do ranking de picapes compactas, que o modelo mineiro assumiu no ano passado e mantém em 2003. Em março, a Strada acumulou 2.009 unidades emplacadas, ante 1.325 da segunda colocada, a Saveiro. Em função da liderança, o trem-de-força deve ser mantido pela Fiat. A tração 4x4 pode equipar, no fim do ano, apenas a versão mais sofisticada do Doblò Adventure, cujo lançamento deve ocorrer no primeiro semestre.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.