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Strada fica mais valente com motor 1.8
Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
08/04/2003 | 19:33
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Renovada, em novembro do ano passado, com a introdução do motor Powertrain 1.8 8V, resultante da parceria entre Fiat e GM, a Strada Adventure subverte a tese de que em time que está ganhando não se mexe. A versão top de linha, responsável por 35% das vendas da família, traz novos equipamentos de série e opcionais e mantém o visual agressivo – embora, na prática, a picape comporte-se como um cão que mais late do que morde, uma vez que o espírito off-road limita-se aos detalhes da carroceria.

O destaque, portanto, fica para o propulsor 1.8 8V, que também equipa a GM Meriva, o Fiat Stilo e substitui, na linha Palio, os ultrapassados Fiasa 1.5 8V e 1.6 16V. Dotado de acelerador drive-by-wire (eletrônico), o propulsor foi desenvolvido com o objetivo de fornecer torque elevado em baixas rotações, característica preferida do consumidor brasileiro sobretudo no percurso urbano – daí os 3 cv de potência a menos se comparado ao velho 1.6 16V. O pico de torque, de 17 kgfm, é atingido a apenas 2,8 mil rpm, e 92% dessa força estão disponíveis já a partir de 2 mil rotações.

Então, esqueça os números e mãos à obra – ou melhor, ao volante. Sobre o asfalto, a Strada Adventure é um carro divertido, como o Diário constatou em um percurso misto (cidade e estrada) de 400 km no Grande ABC. Esperto nas ultrapassagens e valente nas subidas íngremes, o novo propulsor mostrou que a elasticidade é mesmo a sua característica mais marcante.

O bom comportamento dinâmico da Strada Adventure só é prejudicado pela suspensão, excessivamente macia, o que transforma a picape num colchão d’água quando submetida aos buracos e às ondulações das ruas da região. Os freios, assistidos pelo sistema ABS (opcional), são precisos. Assim como a versão Working, a Adventure traz pneus de perfil alto, do tipo 175/80 R14.

Habitáculo – O interior preserva o padrão de acabamento da família Palio – que, diga-se da passagem, não figura entre os melhores do segmento. O painel de instrumentos tem comandos e mostradores adequadamente posicionados. O estilo, porém, já dá sinais de cansaço.

Disponível apenas com cabine estendida, o que garante precioso espaço adicional para a acomodação de bagagens, a Strada Adventure traz como novo item de série a janela traseira corrediça, que se junta ao conta-giros, à direção hidráulica, aos vidros elétricos e aos faróis de neblina, entre outros equipamentos, que contribuem para que a picape custe R$ 28.538. O pacote de opcionais, ampliado com a introdução do acionamento elétrico dos espelhos retrovisores, inclui duplo air bag, sistema ABS, CD Player e ar-condicionado, que empurram o preço da picape para quase R$ 40 mil.

Tais alterações devem manter a Strada no topo do ranking de picapes compactas, que o modelo mineiro assumiu no ano passado e mantém em 2003. Em março, a Strada acumulou 2.009 unidades emplacadas, ante 1.325 da segunda colocada, a Saveiro. Em função da liderança, o trem-de-força deve ser mantido pela Fiat. A tração 4x4 pode equipar, no fim do ano, apenas a versão mais sofisticada do Doblò Adventure, cujo lançamento deve ocorrer no primeiro semestre.




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