Automóveis Titulo
Genebra mostra estrelas no Salão de Automóveis
Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
25/02/2003 | 19:23
Compartilhar notícia


A Suíça não abriga grandes fabricantes de automóveis, mas nem por isso o Salão de Genebra deixa de ter seu charme. A 73ª edição do evento, que será aberto ao público de 6 a 16 de março, marca mais uma vez a estréia de supercarrões e de modelos que, no futuro, poderão ser vistos nas ruas e estradas brasileiras, seja via produção local ou importação.

É o caso, por exemplo, da nova Mercedes CLK Cabriolet – que, a exemplo dos demais automóveis da marca alemã, aposta na sofisticação para seduzir os seus endinheirados admiradores. A novidade fica por conta do novo design, desenvolvido a partir do projeto do CLK Coupé, da nova capota automática e do porta-malas, que abriga 390 litros, 40 litros a mais do que a série anterior. Graças ao aumento no comprimento (7,1 cm maior) e na distância entre-eixos (2,5 cm maior), o conversível também ficou mais confortável. Só para ter uma idéia, o espaço das pernas para os passageiros traseiros aumentou 4,4 cm.

O CLK Cabriolet será oferecido com cinco opções de motorização – de quatro, seis e oito cilindros – com potências que variam entre 163 cv e 367 cv. A lista de equipamentos inclui o controle de proximidade Distronic e o sistema de reconhecimento de voz Linguatronic para telefone, rádio e navegação. No Brasil, o conversível será vendido sob encomenda.

Minivan – Outra estrela do Salão de Genebra é a minivan Focus C-MAX, derivada do protótipo apresentado no Salão de Paris, no ano passado. O mais novo integrante da família Focus estará à venda na Europa no fim do ano. A minivan – que terá capacidade para apenas cinco ocupantes, o que configura uma desvantagem em relação a alguns de seus concorrentes, como a Zafira, da General Motors – será oferecida no Velho Continente com três opções de motorização – Duratorq 1.6 (108 cv) e 2.0 (133 cv), ambos a diesel e desenvolvidos em parceria com a PSA Peugeot Citröen, além do Duratec 1.8 (118 cv) a gasolina.

A rigidez da carroceria é um dos pontos positivos da nova minivan. Segundo a Ford, é cerca de 10% maior do que a do Focus. Assim como na concorrente Picasso, a alavanca de câmbio será montada no console.

Cuore – A novidade da Alfa Romeo será o GT Coupé, derivado do sedã 156. O esportivo chegou tarde, já que o sedã foi lançado em 1998. Concebido no estúdio de design Bertone, o GT Coupé mantém os detalhes estéticos que caracterizam os demais veículos da marca, como o cuore na dianteira. Três serão as opções de motorização a gasolina: 1.8 (140 cv), 2.0 (165 cv) e V6 3.2 (250 cv), esta última na versão GTA, indicada para quem aprecia esportividade. Outra opção é o propulsor 1.9 (140 cv) turbodiesel. O esportivo será lançado no mercado europeu no último trimestre do ano e será o substituto do Alfa GTV.

Futuro – O carro-conceito GTC Geneve será uma das atrações da Opel, braço europeu da General Motors, em Genebra. O estilo lembra os lançamentos recentes da marca, o que faz supor que o concept poderá, no futuro, ser a base do novo cupê Astra – que, vale lembrar, não é disponível no Brasil. Ao mesmo tempo em que as linhas externas sugerem modernidade, o interior leva um toque de nostalgia, já que não há, no painel do cupê, nenhum instrumento digital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;