Internacional Titulo
ONU adverte para crise humanitária em Gaza
Da AFP
19/03/2006 | 14:36
Compartilhar notícia


A ONU (Organização das Nações Unidas) alertou neste domingo para uma "crise humanitária" na Faixa de Gaza, devido ao esgotamento dos produtos de primeira necessidade, motivado pelo bloqueio do território por Israel.

O diretor da Agência das Nações Unidas para a Ajuda dos Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), John Ging, disse não ter mais reservas de provisões para distribuir para as famílias necessitadas quando o único ponto de passagem de mercadorias de Karni permanece fechado.

"A cada dia que passa se aproxima de nós uma crise humanitária", declarou à imprensa. "Não faltam só trigo e farinha, mas também açúcar, óleo e outros produtos básicos", destacou.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abas, anunciou neste domingo, em Rafah (sul de Gaza), a realização de uma reunião durante o dia, em Tel Aviv, entre autoridades palestinas, israelenses, européias, americanas e egípcias para falar do tema do trânsito de mercadorias. "Teremos que encontrar soluções, soluções sérias para assegurar a abertura permanente das passagens", declarou Abas.

O terminal de Karni, única passagem para a exportação de mercadorias da Faixa de Gaza para Israel e o exterior, foi fechado por Israel em 21 de fevereiro devido a informações sobre tentativas de atentados palestinos. Desde então só foi reaberto brevemente no início de março.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;