Turismo Titulo Gastronomia
Cadê a pamonha?

Restaurantes à beira do rio, que têm peixes como prato principal, são opções para matar a fome

Luis Carlos Fernandes
Do Diário do Grande ABC
08/08/2019 | 15:10
Compartilhar notícia
Crhistiano Diehi Neto


 “Olha aí, olha aí freguesia. São as deliciosas pamonhas de Piracicaba. Pamonhas fresquinhas, pamonhas caseiras. É o puro creme do milho verde.” Esse som dificilmente você vai ouvir na cidade. Para achar a iguaria, o visitante precisa procurar bastante. O alimento pode ser encontrado em alguns quiosques próximos ao Engenho. Quem for ao Salão Internacional de Humor terá de atravessar o Rio Piracicaba, pela ponte pênsil.

Mas não é bom exagerar nas pamonhas, nos curaus e sucos de milho, para não estragar a refeição, pois subindo um pouco, margeando o rio, encontram-se várias opções nos diversos restaurantes na Rua do Porto.

Aqueles que apreciam um bom peixe certamente terão um (ou vários!) prato cheio. A cidade é repleta de bons restaurantes e lanchonetes. No bairro Monte Alegre para quem gosta de um bom vinho e um salmão inesquecível, o restaurante Parrilla é o endereço certo.

MUSEU DA ÁGUA
Ainda próximo ao Engenho, fica o Museu da Água, um lugar agradável para um passeio e para se informar sobre a importância do líquido essencial à vida. Um ambiente bem cuidado e sinalizado, alertando o turista sobre o perigo do carrapato-estrela. Vale a pena dar uma conferida, é de graça.

HISTÓRIA
Localizada no Interior do Estado de São Paulo, a cidade de Piracicaba foi fundada no dia 1º de agosto de 1767. O nome do município vem do tupi e significa ‘lugar onde o peixe pára’, uma união das palavras pirá (peixe), syk (parar) e aba (lugar). É também uma referência às quedas do Rio Piracicaba, que bloqueiam a migração dos peixes. Tornou-se um dos primeiros municípios do Brasil a se industrializar e investiu no setor metalmecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar.

Nas últimas duas décadas, a economia local se diversificou. Por conta de sua importância nos cenários artístico nacional e internacional, o município já foi chamado de ‘Atenas paulista’ e ‘Florença brasileira’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;