Internacional Titulo
Clinton é recebido como herói por refugiados de Kosovo
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 15:30
Compartilhar notícia


O presidente norte-americano, Bill Clinton, foi recebido nesta terça como um herói pelos refugiados albano-kosovares. Num acampamento de refugiados na Macedônia, e com Kosovo à vista, Clinton exortou os albano-kosovares a nao voltarem à devastada província até que tenham sido desativadas as bombas que nao explodiram, os campos minados e as armadilhas explosivas.

``Nao quero lamentar a morte de uma criança, nao quero que mais ninguém perca um braço, uma perna ou um filho por causa de uma mina', disse Clinton. ``Assim, tenham paciência. Vocês voltarao a salvo'.

Clinton, em sua primeira viagem aos Bálcas desde que a Otan derrotou o que ele chamou de ``regime assassino' do presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, se aproximou o máximo possível de Kosovo sem comprometer sua segurança. Prometeu aos refugiados do acampamento Stankovec, na periferia de Skopje, ajudar a construir um futuro melhor para eles. ``Temos o compromisso nao só de fazer de Kosovo um lugar seguro mas também de ajudar as pessoas a reconstruírem suas vidas', disse.

As forças sérvias expulsaram brutalmente mais de um milhao de albaneses de Kosovo, onde eram a maioria da populaçao. A Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte bombardeou a Iugoslávia durante 78 dias para interromper a ``limpeza étnica'.

As crianças do acampamento Stankovec, onde há 10.000 refugiados albano-kosovares, seguiam Clinton que, depois de seu discurso, andou de tenda em tenda acompanhado de sua mulher, Hillary, e filha, Chelsea. O presidente pegou diversas crianças no colo. As crianças estavam muito felizes de verem o presidente, disse Muhamed Musliu, um refugiado, ``porque ele ajudou as pessoas de Kosovo e o povo albanês da fugir da guerra da Sérvia'.

Antes, em Skopje, Clinton se reuniu com os líderes da Macedônia para agradecer o apoio às forças da Otan e a proteçao concedida aos refugiados de Kosovo. Clinton anunciou o envio de víveres a Macedônia no valor de 12 milhoes de dólares, que se somam aos 72 milhoes de dólares de ajuda econômica que o país recebeu dos Estados Unidos desde o ano passado. A Macedônia, um país pobre de dois milhoes de habitantes, deu abrigo a 140.000 refugiados enquanto a Otan bombardeava a Iugoslávia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;