Internacional Titulo
Milhares de frangos morrem de fome no Uruguai
Das Agências
14/08/2002 | 15:30
Compartilhar notícia


Milhares de frangos de propriedade de uma empresa em processo de falência morrem diariamente no Uruguai. Os animais não estão sendo alimentados e ainda padecem de febre e infecções que não estão sendo tratadas devido às dificuldades financeiras da proprietária, denunciou nesta quarta-feira um representante dos criadores de aves.

Imagens de vários frangos mortos foram transmitidas pela TV. Os animais estão há meses sem alimentação. "Há muitos meses os frangos vêm morrendo por falta de comida. A empresa proprietária das aves vem fazendo várias promessas que não cumpre", disse Aldo Borrás, porta-voz de um grupo de 40 fazendas que criam as aves da empresa.

Borrás disse que ainda não foram avaliadas as dívidas da empresa avícola com os criadores, mas informou que em alguns galpões "houve mortandades de até 15 mil frangos". "Desde março, em quase todas as criações repetiram-se mortandades da ordem de até 5 mil frangos em galpões de 10 mil animais, por falta de comida. Hoje, as perdas chegam em muitos casos a seis criações, algo como oito ou dez meses de trabalho. É muita coisa", advertiu o criador.

Ele contou que o problema é maior do que se imagina: "há um problema sanitário: imagine 15 mil frangos se comendo uns aos outros. Não se pode nem entrar nos galpões, que depois terão que ficar fechados por cinco ou seis meses".

"Os frangos estão morrendo empilhados, com infecções e febre. A imprensa diz que é uma pena não levar essas aves para alimentar a população de rua, mas elas estão doentes, com febre, impróprias para o consumo, talvez tenhamos que sacrificar todos os animais", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;