Internacional Titulo
Moléculas dos lipídios estariam ligadas à origem da vida
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 17:08
Compartilhar notícia


A origem da vida poderia estar nos lipídios, e nao em substâncias como proteínas ou ácido desoxirribonucleico (DNA), segundo um modelo matemático realizado por pesquisadores do Instituto Weizmann, de Israel, e publicado esta terça-feira nos Estados Unidos.

Os cientistas acreditam que, antes do surgimento de organismos vivos, se produziu a evoluçao de algumas substâncias químicas inanimadas, até o momento em que uma molécula se subdividiu. A multiplicaçao é, freqüentemente, associada à origem da vida.

Muitos pensavam que a duplicaçao havia começado com moléculas (proteínas ou DNA) que possuíam elas mesmas todas as informaçoes necessárias para a sua reproduçao idêntica. Mas sua origem era um mistério.

O professor Doron Lancet, do Instituto Weizmann, criou um modelo abrindo outro caminho para o surgimento da vida: as moléculas de lipídios, substâncias que aparecem na composiçao das membranas celulares.

O estudo, publicado terça-feira na Proceedings of the National Academy of Science, destaca que certas moléculas, por sua natureza dupla, têm tendência a formar espontaneamente estruturas compostas por milhares de moléculas. Elas mesmas sao capazes de desenvolver-se e dividir-se em dois, tal como uma célula.

Sobre a forma como os lipídios armazenariam as informaçoes necessárias para a vida, para posteriormente transmiti-las, os pesquisadores provaram matematicamente que eles teriam as mesmas capacidades das proteínas ou do DNA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;