Automóveis Titulo
Joia rara em forma de Galaxie
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O Galaxie foi, sem dúvida alguma, um dos ícones da história automobilística brasileira. Marcou uma época. Foi o automóvel oficial das principais autoridades deste País - prefeitos, governadores e presidentes da República. Conquistou uma legião de apaixonados. Tem fãs-clubes espalhados por todo o Brasil que promovem encontros periódicos para exaltar o carrão. E, não por acaso, ganhou recentemente um livro em sua homenagem.

No Grande ABC encontramos um representante mais do que especial desta estirpe de veículos: Ford Galaxie 500, fabricado em 1971, que tem - pasmem! - apenas 7.859 quilômetros rodados. Uma joia rara a ser eternamente preservada. Mas antes de Fernando Ceolin - proprietário deste monumento à saga de um dos maiores sedãs brasileiros - nos contar sua história, vamos lembrar da trajetória do Galaxie. Afinal, convenhamos, ele merece!

1966...

O Galaxie foi apresentado ao brasileiro no Salão do Automóvel de 1966. E, logo de cara, quebrava o paradigma de o País receber apenas produtos obsoletos de outras nações, já que era o mesmo fabricado nos Estados Unidos. Vinha equipado com o poderoso motor 4.5 V8 de 164 cv (brutos) - posteriormente ganhou novos blocos mais potentes, mas todos de oito canecos (cilindros) - silenciosos e prazerosos de dirigir.

O design era quadradão, mas atual para a época. As linhas denotavam imponência. Na primeira geração, os faróis duplos dianteiros eram verticais. A grade cromada do radiador marcava. Em 1973, o modelo passou pelo primeiro facelift, mas nada de muito profundo. Três anos depois, a reforma foi maior, ganhando faróis horizontais, por exemplo.

De 1967 a 1983, 77.647 unidades do Galaxie passaram pela linha de montagem da Ford no Ipiranga, em São Paulo. O modelo introduziu o ar-condicionado e a transmissão automática de série no Brasil. Com medidas exageradas, levava até oito pessoas. Com tanto requinte e imponência, o Galaxie transportou os presidentes João Figueiredo, José Sarney e Fernando Collor de Mello!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;