Nacional Titulo
Distúrbios visuais causam 30% das reprovaçoes escolares
Do Diário do Grande ABC
04/11/2000 | 20:25
Compartilhar notícia


Os distúrbios visuais causam até 30% das reprovaçoes escolares na infância. Entre as causas da dificuldade de aprendizagem decorrente de problemas de visao, está a lateralidade cruzada, ou seja, a competiçao entre os dois hemisférios cerebrais, quando ainda nao foi estabelecida a predominância de um deles, o que acaba acarretando também problemas de fala e de coordenaçao motora.

O oftalmologista Halmélio Sobral Neto, da Fundaçao Hospitalar do Distrito Federal e da Sociedade Oftalmológica (Soft), disse em entrevista à Radiobrás, que a medicina ainda nao tem resposta para a causa da lateralidade visual cruzada.

"Quando a predominância visual é do olho direito e a criança tem mais destreza com a mao esquerda, existe uma disputa entre os hemisférios direito e esquerdo para ter o comando dessas funçoes, e isso reflete na aprendizagem", explicou o oftalmologista.

O comando das funçoes motoras e visuais é invertido no cérebro. Dessa forma, se a pessoa é destra, o hemisfério cerebral dominante é o esquerdo. Se é canhota, é o direito. Na lateralidade cruzada, as funçoes motoras e as visuais estao em desacordo sobre de quem é o comando.

Para evitar que essa confusao se estabeleça, causando distúrbios na fala, na aprendizagem e de hiperatividade, Sobral Neto recomenda que os pais levem os filhos ao oftalmologista pela primeira vez aos três anos de idade. "Isso se nao for detectado algum problema visual antes dessa idade", enfatiza.

Ele disse ainda que o exame oftalmológico precoce é essencial para detectar outros problemas visuais como miopia, hipermetropia e astigmatismo. "O exame deve ser feito aos três anos porque o nervo sensorial da visao amadurece até os seis, depois disso, a estimulaçao é muito mais difícil. Muitas doenças mais sérias como o glaucoma e a catarata, que podem levar à cegueira, devem ser operadas o quanto antes", advertiu.

Sobral Neto informou ainda que o tratamento da lateralidade cruzada é feito com o auxílio de ortoptista (que trata de problemas do globo ocular) e de psicólogo. "As vezes, a prescriçao de óculos e estimulaçao visual sao suficientes para dar orientaçao a esse distúrbio", observa.

Da agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;