Nacional Titulo
FHC sanciona Estatuto da Cidade
Do Diário OnLine
10/07/2001 | 16:53
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou na tarde desta terça-feira o projeto de lei conhecido como Estatuto da Cidade, que trata do uso e ocupação de solos em áreas urbanas. Em pronunciamento após a sanção, o presidente disse a nova lei facilite o sonho de muitos brasileiros em ter um “pedaço de chão” próprio.

O documento trata do uso e ocupação do solo em áreas urbanas, o que vai permitir a regularização de terrenos de ocupação complicada, como as favelas. O texto, aprovado no Congresso Nacional após uma tramitação que durou dez anos, cria o IPTU (Imposto Predial e Territoria Urbano) progressivo para áreas urbanas desocupadas como forma de evitar a especulação financeira baseada nestes terrenos.

Também há a criação do Estudo sobre Impacto de Vizinhança para residências situadas próximas a estabelecimentos comerciais como bares e boates, e a regularização do usucapião, que, com a aprovação da lei, poderá ser requerido coletivamente.

Para o presidente, o Estatuto da Cidade é uma “reforma urbana em termos modernos” e vai ajudar na regularização mais rápida da posse da casa própria. Ele prevê que o projeto tenha efeito similar ao da Reforma Agrária, que, para FHC, já acontece sem problemas no país.

Com informações da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;