Nacional Titulo
Inquérito nega suborno no júri de Eldorado dos Carajás
Do Diário do Grande ABC
14/11/1999 | 18:18
Compartilhar notícia


O delegado Vicente Costa, da Polícia Civil do Pará, concluiu nao ter havido tentativa de suborno do júri na primeira sessao de julgamento dos oficiais da Polícia Militar acusados pela morte de 19 trabalhadores sem terra em Eldorado dos Carajás, em abril de 96.

Depois de ouvir 31 jurados, entre titulares e suplentes, examinar oito meses de conversas telefônicas e contas bancárias, Costa enviou na sexta-feira (12) ao Ministério Público a conclusao do inquérito que apurou suposta tentativa de suborno do jurado Silvio Queiroz Mendonça contra o suplente de jurado Fernando Brito.

Segundo denúncia da vice-prefeita de Belém, Ana Júlia Carepa (PT), à revista Época, no final de agosto, Mendonça teria oferecido R$ 3 mil a Brito, perguntando se por esse valor dava para "morrer" a favor da absolviçao do coronel Mário Pantoja Brito disse na polícia que a conversa foi em "tom de brincadeira". Mendonça disse que a conversa "nunca existiu".

Costa acrescentou que nao há como indiciar ninguém, porque "nao há provas do suborno". O delegado passou três meses investigando o caso.

O relatório final tem dois volumes, mas "nenhum indício" da denúncia feita por Carepa. O jurado Mendonça, com a conclusao do inquérito, pretende processar Carepa e Brito por danos morais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;