Economia Titulo
PIB da Capital cresce menos que cidades do Grande ABC
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
29/07/2008 | 07:27
Compartilhar notícia


Levantamento feito pela Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos) apontou que o PIB (Produto Interno Bruto) de alguns municípios da Região Metropolitana são maiores que o da Capital paulista.

Segundo o coordenador técnico da Agende e responsável pela pesquisa, Marcelo Chueiri, municípios que estão no eixo do Rodoanel têm o maior aumento do PIB, superando inclusive a capital paulista - dos dez maiores crescimentos verificados, sete são de municípios que estão ao redor do eixo viário.

Com base nos dados entre 2002 e 2005, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), São Caetano teve crescimento de 46,40% do PIB no período, ocupando o terceiro lugar; Rio Grande da Serra, 29,68%, e Diadema 26,10%. A Capital teve crescimento de 5,42% ao longo dos três anos.

Em primeiro lugar aparece Itapecerica da Serra, com elevação real de 71,81%. Na seqüência vem Santana de Parnaíba (47,35%).

"São Caetano, Rio Grande e Diadema não estão sob influência direta do Rodoanel. O crescimento do PIB dessas cidades se justificam pela infra-estrutura das cidades; principalmente, o setor industrial - como o automobilístico - e o fácil acesso que as cidades têm até o Porto de Santos, fator que torna mais fácil as operações de venda para o mercado externo", explica Chueiri.

A pesquisa analisou as 39 cidades que compõem a Grande São Paulo e as 12 que apresentam o maior PIB no Estado, totalizando 45 municípios.

Na avaliação do coordenador do estudo, "fica claro que a elevação da riqueza acumulada pela cidade de São Paulo mal consegue acompanhar o aumento da sua população", afirma o coordenador técnico.

O crescimento do PIB por ano em São Caetano foi de 13,55%, em média. Em Diadema o índice atingiu 8,04%, e em Rio Grande da Serra, 9,05%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;