Economia Titulo
Japão e Tailândia assinam polêmico tratado de livre comércio
Da AFP
03/04/2007 | 08:31
Compartilhar notícia


Japão e Tailândia assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de livre comércio que suprimirá em dez anos 90% das taxas de importação entre os dois países, mas que é criticado pelas organizações antiglobalização que o consideram extremamente favorável aos japoneses.

O acordo foi assinado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e pelo chefe do governo militar golpista da Tailândia, Surayud Chulanont, que faz uma visita de quatro dias ao Japão.

O tratado prevê a supressão, em um prazo de dez anos, de 97% dos direitos de alfândega sobre as exportações japonesas para a Tailândia e de 92% das exportações tailandesas ao Japão.

As negociações foram conduzidas pelo ex-chefe de Governo tailandês Thaksin Shinawatra, derrubado pelas Forças Armadas em setembro de 2006.

Várias organizações antiglobalização criticam o acordo, pois consideram que transformará a Tailândia em um depósito de dejetos tóxicos e organismos geneticamente modificados (OGM) japoneses.

Japão é o maior investidor estrangeiro na Tailândia. Muitas empresas japonesas instalaram na Tailândia suas sedes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;