Automóveis Titulo
Nissan 350Z: um brinquedo (muito) divertido
André Gomide
Da Hp Press
08/06/2004 | 20:51
Compartilhar notícia


Ao virar a chave de ignição o som que sai pelo escapamento inicia um processo rápido de sedução sobre quem está no volante. O motor V6 emite um som encorpado, misturando o tom grave com agudo de forma afinada. Você olha pelo painel e a perfeita disposição dos instrumentos intima a uma consulta da temperatura, da pressão do óleo e do voltímetro, todos colocados sobre o painel e à direta. Volta o olhar para o quadro e assiste o movimento frenético do conta-giros saltando de 1000 a 6.600 rpm de forma rápida. Ajusta o banco, a posição do volante, veste o cinto de segurança, coloca o capacete e sai para a pista. Carro de corrida? Não, estamos a bordo do Nissan 350Z, um modelo esportivo de proposta honesta que está chegando ao mercado nacional e que tivemos a responsabilidade de domar, na pista, os 280 cv de potência que são despejados nas rodas traseiras.

O 350Z é um desses carros que tem "pedigree" e vem, nos últimos 35 anos, somando cada vez mais pontos na sua já recheada história. Por causa da ausência da Nissan no Brasil em anos passados, sabe-se muito pouco sobre os produtos que a marca tem pelo mundo. Com a recente união coma Renault, só agora estamos, mesmo que lentamente, tomando contato com os carros da marca. E a empresa não poderia ter escolhido melhor garoto propaganda do que o 350Z, uma fera sobre quatro rodas.

Se esta entre as pessoas que procuram os esportivos de status, talvez vá desdenhar desse modelo de dois lugares. Agora, se o que gosta mesmo é de carros para ser pilotados, o 350Z começa a aparecer bem na fotografia por duas razões principais. Tem muita tecnologia aplicada na sua construção e não deixa a desejar em nada em termos de desempenho mesmo para os modelos mais caros. Nos Estados Unidos, a marca oferece o produto que oferece as sensações de um esportivo de US$ 50 mil, mas que custa US$ 30 mil. Por aqui essa regra não pode ser levado muito em conta pois seu preço vai ficar na casa dos R$ 228 (US$ 75 mil mil) por causa da taxação de impostos.

Mas no que diz respeito ao prazer de dirigir, tenha certeza de que esse ficou perfeitamente preservado. O 350Z também é um desses carros cuja construção prende sua atenção pela riqueza dos detalhes. O motor, por exemplo, é um V6 todo construído em alumínio, simplesmente um dos melhores no mundo em sua categoria. Com sistema duplo de comando variável, esse canhão de 280 cv é capaz de gerar sua potência máxima quase que em todo os regimes de rotações. O câmbio oferece seis velocidades e o sistema de freio, com disco nas quatro e ABS, ainda usa as lendárias pinças da Brempo, muito conhecidas no mundo a F1 e presente em quase todos os superesportivos do mundo.

Pelas características, o 350Z pode ser classificado como um autêntico tunado de fábrica. Tudo é feito no capricho, com acabamento repleto de detalhes cromados, como a maçaneta da porta. Todos os acessórios, como painel, manopla do câmbio e os bancos conchas levam a assinatura da Nismo, uma marca que desenvolve as peças para os esportivos da Nissan. As pedaleiras são esportivas, volante tem ajuste de altura e do lado de fora rodas de aro 18, com pneus de 225/45 na frente e 245/45 atrás. Na composição da tecnologia embarcada ainda tem o controle eletrônico de tração um "santo" que ajuda os motoristas despreparados a atacar uma curva com máxima segurança, pois se a velocidade estiver acima da capacidade de aderência dos pneus, um sensor simplesmente freia o carro até ele atingir a velocidade compatível com o raio da curva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;