Internacional Titulo
EUA planejam regras mais rigorosas para conceder asilo na fronteira com México
15/07/2019 | 12:13
Compartilhar notícia


O governo dos Estados Unidos está preparando uma nova regra que limitaria dramaticamente a capacidade de refugiados pedirem asilo na fronteira americana com o México e que, provavelmente, enfrentará desafios imediatos na Justiça.

Sob a norma, publicada hoje, refugiados buscando asilo teriam, com poucas exceções de fazer a solicitação e esperar em um país terceiro pelo qual eles tenham transitado em vez de na divisa dos EUA.

"Em última instância, a ação de hoje reduzirá os fardos avassaladores sobre o nosso sistema doméstico causado por solicitantes de asilo que não busquem proteção urgente no primeiro país disponível, migrantes econômicos que não tenham um temor legítimo de perseguição e organizações criminosas transnacionais, traficantes e contrabandistas explorando o nosso sistema para lucrar", disse em um comunicado o secretário do Departamento de Segurança Doméstica em exercício, Kevin McAleenan.

A lei de asilo dos EUA não permite restrições baseadas nos países pelos quais solicitantes de asilo transitaram a caminho da fronteira americana, disse o vice-diretor do programa de direito migratório da União Americana das Liberdades Civis, Lee Gelernt. Ele afirmou que o grupo desafiaria a regra na Justiça imediatamente.

A rega está sendo emitida pelo Departamento de Justiça e pelo Departamento de Segurança Doméstica e entrará em vigor amanhã. Certas exceções seriam aplicadas, como se uma pessoa tiver negado asilo em outro país ou for uma vítima de tráfico humano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;