Economia Titulo
Antecipar restituição do IR exige cuidados do contribuinte
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
31/05/2009 | 07:10
Compartilhar notícia


Todos os anos os bancos oferecem linha de crédito aos contribuintes que pretendem antecipar a restituição do IR (Imposto de Renda), porém, de acordo com especialistas, apesar das taxas de juros mais baixas, é necessário tomar alguns cuidados para que a operação não seja um mau negócio.

De acordo com o Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) muitos procuram essa modalidade de empréstimo, pois os bancos praticam taxas de juros que variam de 2,75% a 3,40% ao mês, porém, se houver alguma restrição com relação à declaração do contribuinte na Receita Federal e ele cair na malha fina, a restituição é cancelada e o empréstimo passa a ser corrigido por taxas de juros mais altas.

"Se o contribuinte não precisar do dinheiro em caráter de urgência, é melhor esperar o processamento da Receita Federal, pois a partir de maio a restituição é corrigida pela taxa Selic", explica o advogado tributarista do Cenofisco, Lázaro Rosa da Silva.

Lázaro lembra também que, além dos juros, os bancos cobram taxa de abertura de crédito - que pode ser um valor fixo ou percentual do crédito - e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que incidem mensalmente, de modo que quanto maior o tempo para liquidação da dívida, maior será o imposto.

"Se for inevitável obter o empréstimo, é bom ter conhecimento de todos esses fatores e optar pelas menores taxas de juros", finaliza o advogado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;