Nacional Titulo
Perueiros continuam com serviço em Campinas
Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 16:25
Compartilhar notícia


Os perueiros que atuam no transporte alternativo intermunicipal na regiao de Campinas, a 90 quilômetros de Sao Paulo, decidiram desrespeitar a resoluçao baixada, quinta-feira (24), pelo prefeito Chico Amaral (PPB), que proíbe a categoria de circular na área urbana desde a zero hora de nesta sexta-feira. Pela medida, os motoristas flagrados pela fiscalizaçao terao o veículo apreendido e serao obrigados a pagar multa de R$ 2,5 mil. Até o começo da tarde, cinco lotaçoes já haviam sido apreendidas. "Nao vamos desistir, porque esse é o nosso único meio de sustento", disse o presidente da Cooperativa dos Transportadores Alternativos de Hortolândia, Monte Mor e Sumaré, Mário Chrisostomo.

Segundo ele, atualmente 320 perueiros dessas cidades transportam diariamente para Campinas cerca de 50 mil passageiros. A atividade rende a categoria um faturamento mensal da ordem de R$ 1,5 milao. A resoluçao anunciada pela Secretaria Municipal de Transportes suspende a autorizaçao que a prefeitura havia concedido, em caráter provisório, para que os perueiros realizassem o transporte intermunicipal. Os motoristas obtiveram a concessao após acamparem em frente ao edifício onde mora o prefeito, no bairro Cambuí. Em maio, um grupo de perueiros também realizou uma greve de fome no saguao da prefeitura.

Na quinta-feira, porém, a administraçao municipal decidiu suspender a licença provisória, alegando que o transporte alternativo intermunicipal ainda nao foi regulamentado pelo governo estadual. Para tentar resolver o impasse, representantes da categoria na regiao de Campinas pretendem marcar uma reuniao com os integrantes da Comissao de Transportes da Assembléia Legislativa. Os perueiros querem que os deputados estaduais definam logo a data para votaçao do projeto de lei que prevê a legalizaçao da atividade no Estado.

De acordo com Chrisostomo, os perueiros pretendem realizar novos protestos em Campinas, caso nao consigam apoio dos deputados estaduais. A administraçao municipal realizou fiscalizaçoes nesta sexta-feira em vários pontos da cidade. Até o início da tarde, cinco perueiros haviam sido autuados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;