Internacional Titulo
Pesquisa revela como o HIV se expande nas células
Do Diário do Grande ABC
29/08/2000 | 14:20
Compartilhar notícia


O Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Aids, conhecido por destruir as células T do sistema imunológico, ataca também as células B do sangue para se extender pelo organismo, descobriram os pesquisadores dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

O estudo, que aparece no número de setembro do Journal of Experimental Medicine, ``abre novos caminhos para tratar a infecçao', destaca o doutor Anthony Fauci, diretor do Instituto para Alergia e Enfermidades Infecciosas.

``Essa nova descoberta reforça nossa compreensao do processo pelo qual o HIV se mantém no corpo, e poderia explicar parcialmente as anomalias reveladas no funcionamento das células B dos indivíduos infectados' pelo vírus, destaca.

Os pesquisadores determinaram em laboratório que o HIV pode se prender à superfície das células B. Tendo em conta a interaçao dessas com as células T no sistema imunológico, as células B podem perfeitamente transmitir o vírus, segundo os pesquisadores.

``O HIV nao parece se reproduzir no interior das células B, mas viaja fixando-se em sua superfície para, em seguida, 'pular' para as células T próximas', e as destrói, disse a doutora Susan Moir, principal autora do estudo.

As células B e T se cruzam constantemente umas com as outras, temporariamente, para trocar informaçoes e coordenar sua resposta imunológica quando atacadas por um vírus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;