Cultura & Lazer Titulo
Orquestras encerram temporadas
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
18/12/2004 | 16:42
Compartilhar notícia


Dois concertos, duas orquestras, duas igrejas. Para fazer a despedida de 2004, as orquestras Sinfônica de Santo André e Filarmônica de São Bernardo se apresentam domingo em espaços religiosos. A primeira inicia a execução dos acordes ao meio-dia, na Catedral do Carmo, em sua cidade. Já a Filarmônica toca na Igreja Matriz de Rudge Ramos, em São Bernardo, para exibir, às 19h, o programa comemorativo. Ambas as apresentações têm entrada franca.

Regida pelo titular Flavio Florence, a Sinfônica andreense exibirá um programa metade composto por peças natalinas e metade com temas variados. A primeira é a famosa protofonia da ópera O Guarani, de Carlos Gomes. Em seguida, vêm as Danças Eslavas, Op. 46, nº 7 e 8 de Antonin Dvorák. São, respectivamente, o allegro assai, inspirado na dança tcheca skocna, e o presto, que remete à dança furiant, igualmente originária da terra do compositor.

A porção natalina é representada pelo Concerto Op. 6, nº 8 – Fatto Per La Notte di Natale, de Arcangelo Corelli, e pela tradicional suíte do balé O Quebra-Nozes, de Tchaikovski.

Aliás, O Quebra-Nozes também integra o repertório da Orquestra Filarmônica de São Bernardo. Segundo o regente titular Paulo Rydlewski, a idéia desse concerto é promover uma hora de música, apenas com peças de curta duração, e com alguma temática natalina.

As primeiras obras do programa são o Prelúdio e a Mazurca da suíte Coppélia, criada por Leo Delibes para o balé homônimo. Em seguida é a vez da obra O Danúbio Azul, composta por Johann Strauss – o filho.

Tchaikowski é lembrado em duas peças: na valsa A Bela Adormecida e no já citado O Quebra-Nozes (dança russa (trepak), marcha, dança chinesa, dança dos mirlitons e valsa das flores).

A Filarmônica encerra com Feliz Natal!, uma seleção de canções natalinas arranjadas e orquestradas por Rydlewski. Algumas são bem conhecidas, como Jingle Bells e Noite Feliz.

Orquestra Sinfônica de Santo André – Concerto. Domingo, às 12h. Na Catedral do Carmo – praça do Carmo, s/nº, Santo André. Entrada franca. Orquestra Filarmônica de São Bernardo – domingo, às 19h. Na Igreja Matriz de Rudge Ramos (São João Batista) – largo de São João Batista, s/nº, São Bernardo. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;