Internacional Titulo
Administrador da Chechênia admite negociar com rebeldes
Do Diário do Grande ABC
14/06/2000 | 13:40
Compartilhar notícia


O novo administrador civil da Rússia na Chechênia disse nesta quarta-feira que a porta estava aberta para conversaçoes ``com qualquer pessoa que queira acabar a guerra', mesmo os líderes rebeldes que Moscou anteriormente dissera que nao incluiria em negociaçoes.

O mufti (líder religioso) Akhmad Kadyrov, que foi nomeado segunda-feira, disse que as conversaçoes eram possíveis com o presidente eleito da Chechênia, Aslan Maskhadov, ou mesmo com Ruslan Gelayev, um dos comandantes da guerrilha que as autoridades russas classificaram de terroristas.

Ao manifestar disposiçao de negociar com quem quiser pôr fim à guerra, Kadyrov ressalvou: ``mas com aqueles que roubaram e mataram, nao haverá negociaçoes'.

Kadyrov também fez um apelo aos rebeldes para que deponham suas armas, afirmando: ``já chega de derramamento de sangue'.

O novo administrador civil disse que lutará para evitar a violaçao da lei ``por moradores locais, pelas forças federais e por qualquer outra pessoa no território da Chechênia'.

Organizaçoes de defesa dos direitos humanos acusaram as forças russas de violaçoes dos direitos humanos, executando, seqüestrando e roubando civis. A Rússia negou tais acusaçoes, embora promotores tenham iniciado investigaçoes sobre algumas denúncias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;