Internacional Titulo
Barak pede uniao entre chefes judeus e elogia Hillary Clinton
Do Diário do Grande ABC
21/11/1999 | 21:01
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense Ehud Barak fez um apelo aos presidentes das organizaçoes judaicas dos Estados Unidos para se ``unirem' e ``apoiarem o processo de paz', num discurso domingo em Nuevark, em que elogiou a primeira-dama Hillary Clinton.

Barak, que desembarcou sexta-feira em Nova York, se reuniu também este domingo com o cardeal de Nova York, John O'Connor, para expor os avanços e dificuldades do processo de paz no Oriente Médio.

A paz ``custará trabalho, suor e lágrimas', disse Barak aos chefes da poderosa comunidade judaica dos EUA, alguns representantes de organizaçoes de extrema direita, que sao radicalmente contra o processo de paz com os árabes. ``Aos 58 anos, nao me iludo e digo a verdade. A paz será muito difícil', agregou Barak.

Segundo ele, primeiro há que se ``mudar no campo diplomático, político e legal' das relaçoes com os vizinhos do Oriente Médio, sublinhou.

Barak garantiu que Israel ``porá todos os temas na mesa', nas negociaçoes com os palestinos e com os vizinhos árabes, e reiterou sua vontade de negociar com a Síria.

Destacando o ``impulso' no processo de paz, desde que assumiu o governo há quatro meses, Barak ressalta a crescente importância do papel dos Estados Unidos, e os avanços para a formaçao de um consenso bipartidário do Congresso americano em apoio à paz.

Falou também da necessidade de se dar um novo impulso para a economia.

Sublinhou o compromisso do governo para com os mais pobres e vulneráveis, agregando que a prioridade de seu governo, além da segurança e paz, será a educaçao.

Barak apoiou claramente Hillary Clinton, que ainda nao apresentou sua candidatura oficial, mas aspira a ocupar a vaga democrata de senador de Nova York que vagará em julho de 2000.

A ``recente visita de Hillary Clinton a Israel foi um sucesso, disse Barak, afirmando que a primeira-dama ``contribuiu' para o processo de paz.

A visita do chefe de governo israelense à Nova York termina segunda-feira, quando ele partirá para Londres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;