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Mercedes-Benz 1728 dá o pulo do gato
Da HP Press
11/11/2003 | 18:25
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O golpe de mestre da DaimlerChrysler e da transportadora mineira GM Costa foi adaptar o modelo 1728 na versão cavalo-mecânico para tracionar semi-reboque. O 1728 tem como principal vocação a atuação no transporte rodoviário de transferência de cargas e entregas rápidas. Foi lançado para atender o transporte na faixa de caminhões pesados, 30 a 40 toneladas de peso bruto total combinado, com motorização eletrônica, entre 220 a 360 cavalos de potência. No processo de transformação do chassi 1728 em cavalo-mecânico, basicamente o caminhão teve o quadro do chassi encurtado para receber a quinta roda.

Após a aquisição de duas unidades do 1728, a transportadora testou os modelos durante três meses, já na versão cavalo-mecânico, buscando identificar se os veículos atendiam satisfatoriamente a sua necessidade específica, que é a entrega rápida de latas de alumínio para empresas do ramo de bebidas, refrigerantes e cervejas.

De acordo com o diretor de Manutenção da GM Costa, Lairso Teixeira Martins, os Mercedes-Benz 1728, após sua transformação, foram os únicos no mercado a atender a sua necessidade por caminhões que podem tracionar semi-reboque baú, sem ultrapassar o comprimento de 18,15 metros, exigidos atualmente pela legislação de tráfego para transitar em rodovias. "Esse é o caminhão certo para a realização de nossa atividade em vários estados do País", disse Martins. Por isso mesmo, a transportadora acaba de adquirir um lote de 20 unidades do MB 1728.

O motor Mercedes-Benz OM-906 LA turbocooler, que equipa o caminhão pesado 1728, tem potência de 279 cavalos a 2.300 rpm e o elevado torque de 112 mkgf entre 1200 e 1500 rpm. Sua velocidade máxima chega a 108 quilômetros por hora e suas velocidades médias operacionais são bastante elevadas, podendo atingir os 118 quilômetros quando equipado com a relação do eixo traseiro opcional.




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