Nacional Titulo
Universidade de Harvard quer resgatar clínica no Brasil
Do Diário do Grande ABC
02/08/2000 | 19:51
Compartilhar notícia


A Harvard Medical International (HMI), órgao da Universidade de Medicina de Harvard, está lançando um programa no Brasil com o objetivo de resgatar a prática da clínica geral. O plano envolve uma série de conferências sobre soluçoes práticas com aplicaçao em uma gama de desafios comuns. A agilidade no diagnóstico e na prevençao de doenças evitará que o paciente passe por vários especialistas, o que tem tornado oneroso o custeio médico das famílias brasileiras.

Com a colaboraçao de várias sociedades médicas brasileiras, a HMI, instituiçao sem fins lucrativos da Harvard Medical School, irá realizar, a partir do próximo semestre, o Practi-Med. Esse projeto consiste em uma série de cursos que permitirá a troca de experiências relativas à prática médica e o desenvolvimento de soluçoes para problemas comuns.

O principal objetivo dessa iniciativa é divulgar os mais recentes avanços tecnológicos relativos a diagnóstico, tratamento e gestao no campo das doenças crônicas e agudas. O conteúdo dos fóruns estará disponível na forma impressa e eletrônica, a fim de que o conhecimento e as conclusoes tiradas do encontro sejam disseminados.

A escolha do Brasil para sediar a I Conferência do Practi-Med fora dos Estados Unidos deve-se à semelhança entre as sociedades médicas brasileira e americana, que possuem certas deficiências na área de primeiros cuidados. "No Brasil, encontramos excelentes médicos e ótimas estruturas médica e educacional, mas a medicina de primeiros cuidados ainda pode ser desenvolvida", afirmou Robert K. Crone, presidente da HMI.

A intençao do HMI é criar projetos Practi-Med específicos para cada país, utilizando o corpo docente da Harvard e de outras instituiçoes. "Cada programa deve ser regionalmente adequado para atender à realidades específicas", salientou Crone. "É um projeto global, mas individual ao mesmo tempo".

O projeto será implementado a partir da realizaçao da I Conferência Practi-Med, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2000, em Campinas, interior do Estado paulista. Pretende-se reunir cerca de 1,5 mil médicos generalistas e especialistas para a conferência. No segundo semestre do ano que vem, o evento deverá acontecer na cidade de Sao Paulo. Em seguida, será levado ao Rio de Janeiro. Os próximos países a conhecerem o projeto serao o Reino Unido e a Alemanha, em 2001.

O custo da inscriçao para cada participante será de, no mínimo, US$ 55, incluindo almoço, dependendo da antecedência com que for feito o cadastramento e se o interessado for sócio de alguma entidade patrocinadora.

Para viabilizar economicamente o Practi-Med, os custos serao cobertos, em grande parte, por patrocínio corporativo de empresas parceiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;