Nacional Titulo
Prefeitura de SP embarga obra de Alckmin
Do Diário OnLine
19/09/2003 | 21:17
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado iniciaram nesta quinta-feira uma nova batalha. A subprefeitura de Santana e Tucuruvi embargou a obra do Parque da Juventude – construído no antigo terreno do presídio do Carandiru, na Zona Norte – cuja inauguração estava prevista para este domingo. Apesar disso, o governo estadual garantiu que a cerimônia, com presença do governador Geraldo Alckmin, será realizada.

Segundo o subprefeito de Santana, Maurício Pacheco, “eles (governo) saíram anunciando a inauguração, pedindo semáforo, mas não foi apresentado nenhum documento, nenhuma planta, nada do local”, disse em entrevista à Rádio CBN pela manhã. Ele mesmo esteve, nesta manhã, no local para fazer o lacre físico. Os operários que limpavam o local foram obrigados a deixar o local.

A procuradora do município Jandira Amaral disse ter sido impedida de entrar no local. Ele explicou que existe a suspeita de desmatamento irregular no terreno e que foram encontrados focos de dengue e ratos na área ao redor do setor do parque que seria inaugurado.

Liminar- Em resposta, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, disse que vai a Justiça conseguir uma liminar que garante a festa de inauguração. Mais cedo, também em entrevista à CBN, ele disse que uma comissão formada por representantes do Estado e da prefeitura já havia negociado os prazos para a entrega dos documentos necessários para a obtenção do alvará. “Interpreto isso (anúncio de embargo) como um grande equívoco. (...) É um abuso de poder querer lacrar só agora. Espero que o ato não seja uma mesquinharia política”, reclamou Grael.

O secretário, porém, ainda acredita em um entendimento antes de domingo. “A obra é de conhecimento público há 270 dias e está, agora, só aguardando a inauguração. O que falta é sensibilidade. Espero e acredito num entendimento para não prejudicar os usuários do Parque”, afirmou. Grael continuou dizendo que o Estado vai “tomar as medidas cabíveis”, mas que o assunto é um problema “burocrático que será solucionado com boa vontade”.

Ao anunciar o embargo, a subprefeitura de Santana negou que a decisão seja política e que o lacre foi decidido na quarta-feira, após um agente vistor ter constatado que o poder municipal não havia aprovado o projeto. Segundo a Prefeitura, as obras do Parque da Juventude só poderão continuar depois que a situação for regularizada. A construtora responsável recebeu um auto de intimação e outro de multa.

Polícia Militar - O governo estadual informou na tarde desta sexta que vai usar Polícia Militar se a prefeitura tentar impedir a inauguração do parque com guardas municipais.

Parque - As obras da primeira etapa do parque custaram aos cofres públicos R$ 7 milhões. Se a inauguração ocorrer neste domingo, às 10h, como estima o secretário de esportes, a população poderá usufruir de dez quadras poliesportivas, pistas para skate e cooper, equipamentos de ginástica, vestiários, bosques e lanchonete. O complexo deve estar finalizado no segundo semestre de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;